Kyaku Kyadaff vence Top dos Mais Queridos 2018

Kyaku Kyadaff  vence Top dos Mais Queridos 2018

O músico e compositor Kyaku Kyadaff foi o artista vencedor da 36ª edição do Top dos Mais Queridos, realizado na Sexta-feira, 5, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, com a música “Mónica”, do seu mais recente disco “Igual ao prazer”, lançado em Março do ano em curso

Texto de: Antónia Gonçalo

O artista que se destacou entre os músicos Dom Caetano, Yola Semedo, Matias Damásio, Cef, Gerilson Israel, Filho do Zua, Lil Saint, Noite e Dia e Rui Orlando, para além da estatueta e o diploma, recebeu o cheque no valor de 2 milhões de Kwanzas.

Falando à imprensa no fi nal da gala, na madrugada de Sábado, o artista, que em 2014 foi o terceiro classificado no concurso com a música “Entre sete, sete rosas”, agradeceu a todos os que votaram em si, tendo considerado o acto como o reconhecimento da qualidade e valorização da cultura nacional.“Todos os concorrentes eram capazes de vencer e se eu fui o escolhido, quer dizer que a voz do povo é a de Deus.

O concurso tem valorizado cada vez mais a excelência, o trabalho, qualidade e incentiva os jovens a apostarem nos seus talentos”, apontou. Kyaku capitalizou o voto da província do Zaire de onde é originário, com um total de 19,37 porcento dos votos.

Quanto a esse assunto, o músico referiu que se deve ao facto de continuar a preservar e cantar ainda em língua nacional kikongo, para depois acrescentar que, apesar de viver na capital do país, tem uma ligação directa com a província que o viu nascer.

“Sou um dos primeiros filhos da terra a conseguir este prémio, que é sinónimo de muito trabalho, crença e apoio de todos os angolanos”, enfatizou. Kyaku Kyadaff avançou que depois deste prémio os fãs poderão ver um artista mais maduro. Sobre o título da música vencedora do concurso, “Mónica”, disse ser uma ideia fi ctícia, criada com base na arte.

Outras classificações

O segundo lugar do concurso coube ao jovem Gerilsom Israel, com a canção “ Minha Bêbada“ e em terceiro Matias Damásio com “Juro por tudo”. Gerilsom Israel que recebeu o cheque monetário no valor de um milhão de Kwanzas dedicou o prémio ao seu irmão, o humorista Kotingo, pelo facto de o ter incentivado e apoiado na divulgação do seu talento.

Prémio da critica

A cantora Anabela Aya foi consagrada com o Prémio da Crítica, pelo disco “Kuameleli”, tendo recebido uma estatueta, diploma e um cheque no valor de um milhão e 500 mil Kwanzas. A obra “Kuameleli” composta pelos temas musicais “Nangobe”, “Caríssimo”, “Teu nome é um”, “Tic Tac” e “I love you bwé” concorreu com “Divina esperança”, “Olokuembo” e “Kandongueiro voador” de Don Caetano, Ndaka Yo Wini e Paulo Flores, respectivamente.

Anabela Aya considerada uma das mais promissoras cantoras da nova geração do afro-jazz referiu que o prémio é fruto de um trabalho árduo, realizado há 16 anos. “Neste palco é pela segunda vez que recebo um prémio. O primeiro como Diva da Música 2017 e agora este”, contou.

O presidente do corpo de jurados do Prémio da Crítica, Euclides da Lomba, referiu que as obras avaliadas são dignas de realce , o brilhante empenho e o trabalho dos actores, no contributo à música angolana que pode ser ouvida vista nos maiores palcos do mundo.