CIRGL envia missão de observação à RD Congo para eleições

CIRGL envia missão de observação à RD Congo para eleições

A Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) enviará uma missão de observação à República Democrática do Congo (RDC) para eleições de Dezembro próximo neste país, soube- se de fonte oficial, em Kinshasa.

O anúncio foi feito Quarta-feira em Kinshasa pelo secretário- geral do Fórum dos Parlamentos dos países membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), o ugandês Onyango Kakoba, durante uma audiência que que lhe concedeu o presidente do Senado congolês, Leon Kengo Wa Dondo. O encontro permitiu a Kakoba apresentar ao seu interlocutor um plano de acções do FP-CIRGL e exprimir- lhe o apoio da sua organização ao processo eleitoral em curso na RD Congo. O Fórum tem por missão apoiar acções levadas a cabo pelos Governos e pelos Parlamentos membros da organização sub-regional, nomeadamente em prol da paz e da segurança na sub-região, acrescentou.

Neste quadro, revelou Kakoba, a sua organização sediada em Kinshasa, enviou missões de observação eleitoral ao Burundi e ao Rwanda. No termo dos trabalhos da CIRGL em Março de 2018 em Kinshasa, os participantes parlamentares exortaram aos Governos e aos parlamentos dos países membros a agirem juntos para a paz e a estabilidade sub-regionais. Também decidiram nessa ocasião enviar missões de informação a fim de apoiar os Parlamentos nacionais na consolidação dos processos de paz e de segurança duradouros no Burundi, na República Centro-africana e no Sudão do Sul.