Novela sobre a Vida de Jesus estreia hoje na TV Record

Novela sobre a Vida de Jesus estreia hoje na TV Record

As cenas do drama gravadas no deserto de Marrocos, Israel e no Brasil vai relatar a trajectória de Jesus, desde o nascimento até à ressurreição, a trajectória de vida de algumas pessoas que foram curadas por Jesus, e sobre Maria Madalena, a mulher dominada por sete demónios

POR: Antónia Gonçalo

Depois os “Os Dez Mandamentos”, “Terra Prometida” e “Apocalipse”, “Jesus” é a nova novela produzida pela TV Record que estreia hoje, às 21 horas. As cenas do drama gravados no deserto de Marrocos, Israel e no Brasil, escrita por Paula Richard, sob direcção de Edgar Miranda, vai relatar a trajectória de Jesus, desde o nascimento até à ressurreição. A novela dividida em duas fases mostrará ainda a cidade de Nazaré de maneira simples e rural, onde Maria (Juliana Xavier) e José (Guilherme Dellorto) apaixonam-se e vivem o tormento do julgamento dos habitantes da cidade, que não acreditam na anunciação feita pelo anjo Gabriel sobre o nascimento de Jesus. O drama vai mostrar também a trajectória de vida de algumas pessoas que foram curadas por Jesus, os seus apóstolos, quem foi Maria Madalena, a mulher dominada por sete demónios, a vida sofrida de Barrabás e sua relação com o movimento rebelde e de Petronius, o centurião romano que se comoveu ao ver Jesus na cruz e de Caifás e o sumo-sacerdote que persegue Jesus até que seja julgado e condenado.

O actor Dudu Azevedo, que interpreta Jesus, através de um site na internet, referiu que foram várias a etapas de preparação para interpretar a personagem, como a frequência numa mercenaria, onde conheceu o trabalho de um carpinteiro, oficio este que Jesus aprendeu com o pai, José. “Não faço a menor ideia do impacto que a personagem terá na minha carreira, mas o que sei é que antes de mais, para contar essa história com propriedade e verdade foi preciso mergulhar profundamente em mim mesmo, e permitir toda essa transformação para que esse trabalho grandioso possa mexer com as pessoas”, disse o actor.

Produção

Com um investimento de cerca de 250 mil dólares por capítulo, a produção da novela viajou para Marrocos e Israel para gravar algumas das cenas mais importantes da novela.A produção da novela foi inspirada no filme A Paixão de Cristo, que apostou em cenas com muita acção e efeitos especiais. De acordo com o director-executivo da Record TV África, Fernando Teixeira, os principais desafios para a produção da novela estão relacionados com a área logística, pelo facto de o drama ser gravado no deserto de Marrocos e em Israel. “Tivemos de levar mais de duas toneladas de equipamentos para o Marrocos, uma equipa composta por mais de 70 pessoas e encontrar cenografia natural que remete à época que a novela retrata”, ressaltou. O responsável realçou serem grandes as expectavas da exibição da novela em Angola, segundo ele, produzida com grandes tecnologias, com o objectivo de oferecer aos telespectadores o melhor conteúdo.

Sobre as vestes

As diferenças entre os grupos sociais, representados na novela Jesus, vão além dos costumes e passam também pelas vestes. Severo Luzardo, que assina os figurinos da produção da Record TV, contou ao site oficial os detalhes das roupas dos romanos, judeus e helenizados. Para criar o visual da novela, foi fabricado um alto número de peças para vestir os actores. ‘’Elas foram reproduzidas em três fábricas brasileiras, além disso contamos com 3.500 pares de calçados de couro para esta produção. Ao todo, alcançamos a quantidade de 12 mil peças para poder desenvolver esta história até antes mesmo da estreia da novela’’.