Suspeitos no desaparecimento de jornalista são próximos do príncipe saudita

Suspeitos no desaparecimento de jornalista são próximos do príncipe saudita

Cinco dos 15 envolvidos no desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi são próximos do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, segundo as autoridades turcas que estão a investigar o caso, noticiou na Terça-feira o jornal New York Times (NYT).

Os cinco suspeitos envolvidos no homicídio de Jamal Khashoggi fazem parte do grupo de quinze funcionários sauditas que chegaram em dois aviões à Turquia horas antes de o jornalista desaparecer a 2 de Outubro no consulado da Arábia Saudita, em Istambul, na Turquia. Um deles, Maher Abdulaziz Mutreb, é companheiro regular do príncipe nas suas viagens ao exterior, enquanto outros três envolvidos também fazem parte do círculo de segurança de Mohamed bin Salman. Já o quinto elemento é médico forense do Ministério do Interior da Arábia Saudita, cuja suposta relação não é detalhada pelo NYT.

De acordo com alguns meios de comunicação turcos e norte-americanos, Ancara tem gravações vídeo e áudio que provam que Khashoggi foi morto na sede diplomática. Na Terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a crescente condenação global da Arábia Saudita no caso do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi. Trump afirmou que o rei saudita Salman e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman negaram que sabiam o que tinha acontecido a Khashoggi quando este entrou no consulado no início deste mês. Já o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse também na Terça-feira, que a Arábia Saudita fez um “compromisso sério” para responsabilizar líderes e dirigentes neste caso.

Mike Pompeo esteve na Arábia Saudita para se reunir com o príncipe herdeiro e fez a declaração depois de encontros com a liderança saudita. No encontro, o monarca saudita comprometeu-se a levar a cabo uma investigação “completa, transparente e oportuna” sobre o desaparecimento de Khashoggi, jornalista crítico do regime de Riade cujo paradeiro se desconhece desde 2 de Outubro, dia em que foi visto a entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul. Pompeo viajou ontem para a Turquia, onde se vai reunir com as autoridades do país.