Líder do Parlamento diz acreditar nas valências da mulher angolana

Líder do Parlamento diz acreditar nas valências da mulher angolana

O líder do Parlamento angolano fez este pronunciamento na cerimónia de passagem de pastas entre a anterior e a nova presidente do grupo das mulheres parlamentares

POR: Iracelma Kaliengue

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, afirmou ontem, em Luanda, que acredita nas valências das mulheres angolanas, tendo garantido apoio contínuo a todas as iniciativas emancipadoras da mulher tendentes à igualdade e equidade do género O líder do Parlamento angolano fez este pronunciamento na cerimónia de passagem de pastas entre a anterior e a nova presidente do grupo das mulheres parlamentares, Luísa Damião e Maria do Carmo Nascimento, respectivamente. A ocasião serviu igualmente para homenagear Luísa Damião, actual vice-presidente do MPLA, que Fernando da Piedade Dias dos Santos considerou ser uma homenagem merecida pelo empenho e dedicação às tarefas desempenhadas ao longo do mandato como presidente do grupo de mulheres parlamentares.

A deputada do MPLA Maria do Carmo do Nascimento foi eleita Quarta-feira, por maioria absoluta das deputadas dos partidos com assento no Parlamento, presidente do grupo de mulheres parlamentares. A passagem de pastas aconteceu ontem, Quinta-feira, sob orientação do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos A nova líder do grupo das mulheres parlamentares garantiu continuidade aos programas gizados pela anterior direcção encabeçada por Luísa Damião, actualmente vice-presidente do MPLA, apontando como prioridade o estreitamento de relações com as comunidades.

Na ocasião, Adelina da Lomba recebeu a pasta de primeira secretaria do grupo de mulheres parlamentares e Maria Cardoso a de segunda secretaria da organização. O mandato da direcção do grupo de mulheres parlamentares é de dois anos e meio, sem prejuízo de possíveis alterações, sempre que se mostre necessário. O grupo de mulheres parlamentares tem como objectivo garantir a promoção da mulher e a adopção de mecanismos institucionais para o tratamento das questões relacionadas com a promoção da igualdade do género. Funciona com base em regulamento próprio, aprovado pelo Plenário da Assembleia Nacional. Maria do Carmo Nascimento desempenhou o cargo de segunda secretária do grupo de mulheres parlamentares.

Homenagem à Luísa Damião

Deputados, familiares, amigos e funcionários parlamentares, renderam ontem homenagem a Luísa Damião, presidente cessante do grupo de mulheres parlamentares. Por sua vez, Luísa Damião mostrou- se emocionada pela homenagem e garantiu continuar a trabalhar como deputada para os objectivos da organização. Declarou que a cerimónia de homenagem encerra, para si, um momento sublime e reveste-se de um profundo simbolismo que permite reafirmar o espírito de amizade, irmandade e solidariedade no seio do grupo de mulheres parlamentares e na casa da democracia. A deputada augura que a organização continue a partilhar ideias e aspirações com o propósito de promover a igualdade e equidade do género e a ser uma voz activa contra a violência e descriminação com base no género.