Fazenda Vinevala prepara 400 toneladas de batata-rena para venda em Dezembro

Fazenda Vinevala prepara 400 toneladas de batata-rena para venda em Dezembro

No próximo mês de Novembro, mais de 400 toneladas de batata -rena serão colhidas no município de Chinguar, província do Bié, pela fazenda Vinevala para atender à procura, durante a quadra festiva, garantiu o produtor Alfeu Vinevala.

Alfeu Vinevela, considerado como o maior produtor de batata -rena a nível da província do Bié, município do Chinguar, com mais de três mil e 200 hectares de terra, prevê colher 400 toneladas de batata -rena para atender à demanda no mês de Dezembro, totalizando as 8 mil toneladas previstas durante o ano de 2018. Mais 4 mil toneladas em relação ao ano transacto. Além de produzir batata-rena, o produtor também dedica-se ao cultivo de milho, trigo e hortícolas diversas. No próximo ano, o produtor vai apostar na produção do trigo em grande escala, tendo em conta o número de solicitações para investir nessa matéria-prima. “Pretendo produzir 250 hectares de trigo. Neste momento já começamos a semear e esperamos colher no mês de Fevereiro de 2019”, conta.

No que toca à produção do milho, Alfeu Vinevala referiu que há muita procura e não consegue atender à demanda, diferente da batata-rena, uma vez que nem sempre existem clientes e o produto acaba por deteriorar- se. Alfeu Vinevela adiantou que, no presente ano, estão a ser preparados 200 hectares para o cultivo do milho e serão multiplicadas as sementes, pelo facto de os produtores da região solicitarem a semente adaptada e esperam atingir as mil toneladas de cereais para vender aos demais produtores. Por outro lado, o Ministério da Agricultura também aprovou a qualidade das sementes que estão a ser distribuídas e o próximo ano irá comprar da fazenda Vinevela. “Estamos a trabalhar há quatro anos com técnicos agrícolas no melhoramento de sementes de milho e temos alcançado bons resultados “, explica.

12 mil toneladas de batata-rena em 2019

No próximo ano, o agricultor garantiu que vai triplicar a produção de batata-rena para as 12 mil toneladas, por essa razão estão a ser preparados 300 hectares de terra para o efeito. Questionado sobre as causas que fazem com que grandes quantidades de batata-rena se deteriorem, referiu que aumentou o número de produtores. Por esse motivo, muitas vezes são obrigados a reduzir o preço do tubérculo para conseguir vender. Na sua opinião, há necessidade de mais incentivos por parte do Governo para aumentar a produção de trigo e milho, com a compra de pivôs para o sistema de rega, tractores e o acesso para aquisição das divisas. “Precisamos no mínimo de três pivôs para regar nove hectares de terra e manter a produção em grande escala”, explica. O empresário referiu que neste momento a colheita dos produtos é feita manualmente e dificulta o processo. Vinevela trabalha com 130 associações e é responsável por mais de três mil e 200 hectares de terra. A fazenda emprega 120 trabalhadores efectivos e 500 funcionários eventuais.