Agências das Nações Unidas em Angola celebram aniversário 73 da organização

Sistema das Nações Unidas em Angola, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MIREX), celebra hoje, Quarta-feira, 24, o acto comemorativo dos 73 anos de existência da ONU. De acordo com um comunicado do MIREX, a cerimónia começará às 11horas e terá lugar no Memorial Dr. António Agostinho Neto, na Praça da República, em Luanda. De acordo com o programa, está agendada uma intervenção do coordenador residente da ONU e representante permanente do PNUD em Angola, Pier Paolo Balladelli, bem como a de um representante do MIREX.

Em alusão ao 73º aniversário da ONU, estará patente no local (Memorial Dr. António Agostinho Neto) uma exposição retractando o trabalho desenvolvido pelas diversas agências das Nações Unidas em Angola. Angola é membro da Organização das Nações Unidas desde 01 de Dezembro de 1976, admitida na altura como membro nº 143.

O país já teve como representante permanente junto da ONU os embaixadores Elísio de Figueiredo, Manuel Pedro Pacavira, Afonso Van-Dúbem M’Binda, José Patrício, Ismael Gaspar Martins e agora Maria de Jesus dos Reis Ferreira. A organização é composta por 193 países Celebra-se hoje, 24 de Outubro, o Dia da ONU – Organização das Nações Unidas –, em referência à data da sua fundação, que ocorreu em 1945 em substituição da antiga Liga das Nações — extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial.

Após o término desse conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas a 26 de Junho do referido ano, o que deu origem à ONU, cujo funcionamento entrou em vigor, então, no dia 24 de Outubro, data que, portanto, marca o seu aniversário.

Atualmente, a ONU é composta por 193 países, configurando-se como uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de países-membros.

Desse total, 51 são os seus fundadores, ou seja, nações que assinaram a Carta das Nações Unidas em 1945. O último país a aderir à ONU foi o Sudão do Sul, em 2011, ano em que se tornou Independente.

Segundo a Carta das Nações Unidas, os objetivos da ONU são: manter a paz e a segurança em todo o mundo; mediar e promover relações amistosas entre as nações; promover cooperações na resolução de problemas internacionais; ser o centro responsável por reunir as nações em prol desses objetivos em questão.

error: Content is protected !!