Elsa Pataco quer contribuir para a luta contra o desemprego à frente da JURA

Elsa Pataco quer contribuir para a luta contra o desemprego à frente da JURA

Os altos índices de desemprego no país, que carregam consigo várias consequências, entre as quais o alcoolismo, a delinquência e a prostituição, estão a preocupar a candidata n.º 1 ao cadeirão máximo da Juventude Revolucionária Unida de Angola (JURA).

POR: João Katombela, na Huíla

Elsa Dulce Pataco falou à margem do lançamento oficial da sua campanha eleitoral ao cargo de secretária-geral da JURA, braço juvenil do maior partido na Oposição em Angola, e salientou que o desemprego é um problema que deve merecer a atenção de todos os sectores da sociedade. Por esta razão, e com o objectivo de contribuir para a sua redução, a jovem de 37 anos de idade, nascida na localidade de Dirico, província do Cuando Cubango, pretende trabalhar com todas as organizações sociais, caso seja eleita secretária-geral do viveiro da UNITA. “Os índices de desemprego no nosso país são bastante altos, e isso me preocupa, foi isso que motivou a minha candidatura à direcção nacional da JURA, porque, se quisermos trabalhar para a nossa pátria, temos de nos colocar na posição de servos”, disse.

Por outro lado, a candidata adiantou que na promoção, na defesa e na prossecução dos interesses específicos da juventude angolana no geral, a sua agremiação vai estabelecer uma forte parceria com todas as organizações da sociedade civil. Esta parceria, acrescentou, vai tornar a JURA no maior instrumento de promoção e defesa dos legítimos direitos e interesses de toda a juventude angolana, que constitui a maior população do país. No que toca à organização interna, Elsa Pataco disse que caso ganhe as eleições, que decorrerão durante a realização do IV Congresso da Juventude Unida Revolucionária de Angola, vai trabalhar na reunificação e coesão dessa organização juvenil política.

“A nova visão sobre a JURA alicerça-se na unidade e coesão, que são a essência do Partido e da JURA, e elementos sine qua non para a sua existência. Acompanhamos com justificada preocupação a degradação da unidade da JURA que, substituída pelo espírito de grupos ou de staffs ao serviço de certos candidatos, coloca um enorme desafio à estabilidade da organização no pós-congresso”, afirmou. Depois de ter trabalhado na província da Huíla, Elsa Pataco, rumou ainda ontem para a Província da Namibe, onde igualmente vai apresentar as suas linhas de força para a sua candidatura. Segundo o director de campanha, Alcebides Kopumi, o dia de hoje está agendado para a realização de trabalhos homólogos, mas desta vez na província de Benguela. Elsa Dulce Pataco é licenciada em Ciências da Comunicação e Cinema pelo Instituto Metropolitano de Angola.