Jovens huilanos apresentam preocupações ao governador

Jovens huilanos apresentam preocupações ao governador

A falta de emprego, de acesso ao ensino técnico-profissional e às universidades, bem como a reabilitação de algumas vias que ligam a cidade capital e o resto da província, são algumas das preocupações dos jovens da Huíla apresentadas a Luís Nunes

POR: João Katombela, na Huila

Várias preocupações foram apresentadas ontem ao governador provincial da Huíla pelos representantes dos jovens que habitam nos 14 municípios da província, durante o primeiro Encontro de Auscultação à Juventude. Sob a égide do Conselho Provincial da Juventude(CPJ), este encontro com o gestor recém-nomeado teve, entre outros objectivos, o da promoção de um espírito de unidade e coesão nacional, bem como a preservação e manutenção da paz no seio dos jovens; difusão do envolvimento dos jovens nos grandes objectivos plasmados no Plano de Desenvolvimento da Província 2018-2022 e na democracia participativa.

Durante o primeiro encontro entre os jovens e o governador provincial, estes pediram a Luís da Fonseca Nunes uma maior abertura em todos os sectores que compõem a administração local, de forma a que a juventude possa apresentar as suas dificuldades sem entraves. O secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude, Filipe Cameia, disse que os jovens têm estado a enfrentar vários problemas no seu dia-a-dia, que só com a colaboração do Executivo poderão ser solucionados. “O CPJ entende ser importante que ao nível das administrações comunais, municipais, das instituições públicas e ao nível mesmo do Governo Provincial haja uma maior abertura à juventude, valorização prática da mesma e que se torne possível o contacto e diálogo permanentes entre a juventude e os gestores públicos”, disse.

Relativamente ao acesso ao ensino secundário e superior, bem como, a formação técnico-profissional, o CPJ defende que este último joga um papel importante no combate ao desemprego e na promoção do empreendedorismo. Daí que se torna imperiosa a adopção de medidas de massificação deste tipo de formação, de modo a responder positivamente às necessidades concretas das localidades. No que toca a habitação, os jovens presentes no encontro pediram ao governador que trabalhe junto da entidade responsável pela distribuição de casas nas centralidades da Quilemba, no sentido de esta acelerar o processo da sua comercialização, bem como priorizar aqueles que realmente precisam. “A habitação é um dos grandes problemas com que os jovens na nossa província se debatem, e é do entendimento do CPJ que se dinamize o programa de distribuição de lotes para a juventude, no âmbito da autoconstrução dirigida, para além de os jovens aguardarem ansiosamente pela entrega das habitações na centralidade”, adiantou.

Entretanto, os jovens mostraram- se ainda apreensivos com os preços que possivelmente serão praticados na comercialização das moradias, pelo facto de grande parte destes ainda se encontrar na situação de desempregados. “Preocupa-nos o facto de os valores de renda serem muito elevados, tendo em conta a situação económica da maior parte dos jovens. Por isso, solicitamos a redução dos valores e a observância, no momento da distribuição, da percentagem (30%) que cabe aos jovens”, recomendou, Filipe Cameia. Em resposta, o governador provincial da Huíla disse que tomou boa nota de todos os problemas apresentados pelos jovens da província, pelo que vai precisar ainda de tempo para os poder solucionar. O responsável explica que, durante a sua governação, vai prestar mais atenção aos jovens, pelo facto de estes constituírem o futuro da província em particular, e do país, no geral. “Ninguém pode governar pondo a juventude de parte. Nós já dissemos, e voltamos a frisar, que vamos optar por uma governação participativa e nela queremos envolver a juventude, que é a força motriz da sociedade”, garantiu.