Príncipe saudita rompe silêncio no ‘doloroso’ caso Khashoggi

Príncipe saudita rompe silêncio no ‘doloroso’ caso Khashoggi

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, prometeu na Quartafeira que os assassinos de Jamal Khashoggi seriam levados à justiça, nos seus primeiros comentários públicos desde que o assassinato do jornalista provocou condenação internacional. O príncipe Mohammed disse numa importante conferência de investimentos em Riad que a Arábia Saudita e a Turquia trabalharão juntas “para alcançar resultados” numa investigação conjunta sobre o assassinato. “O incidente que aconteceu é muito doloroso, para todos os sauditas … O incidente não é justificável”, disse o príncipe herdeiro num painel de discussão.

“A justiça no final vai aparecer.” Ele descreveu a cooperação entre Riad e Ancara como “especial”, apesar da crítica feroz do Presidente turco, Tayyip Erdogan, e seus assessores. Horas antes, o Presidente dos EUA, Donald Trump, nos seus comentários mais duros até agora, disse ao Wall Street Journal que o príncipe herdeiro tinha a responsabilidade final pela operação que levou à morte do jornalista saudita. Trump disse que queria acreditar no príncipe Mohammed quando disse que os oficiais de baixo escalão eram culpados pelo assassinato de 2 de Outubro na missão saudita.

Mas ele sugeriu que a responsabilidade fosse mais alta: “Bem, o príncipe administra as coisas mais a esta altura. Ele está administrando as coisas e se alguém fosse, seria ele. ” Os seus comentários pressionaram o aliado próximo no meio de um clamor global sobre a morte do jornalista, e chegou horas antes do aparecimento do príncipe Mohammed na conferência de investimentos saudita. Uma série de figuras de negócios e políticos de alto perfil se retiraram da conferência por causa da morte do jornalista, um crítico proeminente do governante de facto da Arábia Saudita. Erdogan conversou com o príncipe Mohammed na Quarta-feira e os dois discutiram os passos necessários para trazer à luz todos os aspectos do assassinato de Khashoggi, disse uma fonte presidencial.

CRÍTICA TURCA

Um conselheiro do Presidente da Turquia disse que o príncipe Mohammed tinha “sangue nas suas mãos” sobre Khashoggi, a linguagem mais brusca de alguém ligado a Erdogan. As autoridades sauditas não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre as declarações de Trump e do assessor de Erdogan, mas o príncipe Mohammed pintou um quadro diferente das relações com a Turquia. “Há agora aqueles que estão a tentar tirar proveito da situação dolorosa para criar divisões entre o reino e a Turquia”, disse ele. “Quero enviar-lhes uma mensagem de que não podem fazer isso enquanto o rei Salman estiver aqui, e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman estiver na Arábia Saudita e o chefe da Turquia, cujo nome é Erdogan … essa divisão não vai acontecer.” Riad culpou uma “operação desonesta” pela morte do proeminente jornalista saudita e disse que o príncipe herdeiro não tinha conhecimento do assassinato. A morte de Khashoggi, residente dos EUA e colunista do Washington Post, provocou indignação global e ameaçou as relações entre Riad e Washington, além de outras nações ocidentais.

Trump chama motrte de Khashoggi um ‘fiasco’

Para os aliados da Arábia Saudita, a questão mais candente é se eles acreditam que o príncipe Mohammed, que se pintou como reformador, tenha qualquer culpabilidade pelo assassinato, uma possibilidade levantada por vários legisladores dos EUA.