Embaixador de França em vista de trabalho nas províncias do Cuanza-Norte e Malanje

O embaixador de França em Angola Sylvain Itté visitará nos dias 25 e 26 do corrente os liceus Eiffel nas províncias do Cuanza-Norte e Malanje, no âmbito de um acordo assinado em 2008 entre o Ministério da Educação, a Total E&P Angola, a Embaixada de França e a Missão Laica Francesa.

A cooperação tem como objectivo reforçar a componente de qualidade do Ministério da Educação. O programa é estabelecido pelo Ministério da Educação Nacional e são leccionadas disciplinas nas mais diversas áreas, nomeadamente em matemática, química, trabalhos práticos, além do ensino de duas línguas estrangeiras (francês e inglês).

A construção, a manutenção e os custos de funcionamento das escolas estão a cargo da Total E&P Angola, enquanto a direcção e gestão pedagógica estão sob responsabilidade da Missão Laica Francesa. O corpo docente conta com professores nacionais que beneficiam de formação contínua complementar. O embaixador visitará o liceu Eiffel de N’Dalatando na Quinta- feira, 25 de Outubro, e ao longo dos trabalhos estará acompanhado por Diamantino Van-Deste, representante da Total E&P Angola, um dos parceiros na rede dos liceus Eiffel, conjuntamente com o Ministério da Educação e a Embaixada Francesa. O Embaixador vai também manter um encontro com o governador da província do Cuanza- Norte, José Maria Ferraz dos Santos.

No dia 26 de Outubro, o embaixador visitará o Instituto Superior de Tecnologia Agro-Alimentar de Malanje (ISTAM). Na ocasião desta visita, será também recebido por Domingos Manuel Eduardo, vicegovernador da Província de Malanje para os Assuntos Políticos, Sociais e Económicos. O ISTAM constitui hoje uma referência para a rede das escolas politécnicas do ensino superior técnico e politécnico em Angola. Graças à parceria de cooperação do ISTAM com a embaixada, os docentes do Instituto beneficiam de formação em França. O ISTAM possui o potencial para se tornar numa referência tanto ao nível nacional quanto ao nível da África Austral. A inauguração do ISTAM foi adiada devido ao estado da estrada. As aulas estão de momento deslocalizadas no Instituto Superior Politécnico de Malanje. O novo edifício pode, entretanto, ser inaugurado oficialmente na ocasião da visita do ministro da Agricultura e da Alimentação francês, Didier Guillaume, que poderá decorrer a partir de 30 de Novembro próximo.

error: Content is protected !!