Fábrica de quadros electricos produz 1 milhão de peças até dezembro

Fábrica de quadros electricos produz 1 milhão de peças até dezembro

A fábrica de quadros eléctricos Serra Coelho funciona desde Abril do presente ano. Até Dezembro, prevê produzir 1 milhão e 200 mil peças. No entanto, no próximo ano, a aposta será exportação para o Congo Democrático, deu a conhecer o PCA da fábrica, José Serra

Texto de: Patrícia de Oliveira

Neste momento, as negociações já começaram a ser feitas para a primeira exportação de caixas e quadros eléctricos ao Congo Democrático. A fábrica contou com um investimento na ordem dos USD 5,5 milhões e 12 moldes diversos. De acordo com o responsável da unidade fabril, apesar da falta de instalação de energia eléctrica, a fábrica conta com uma produção satisfatória de 100 mil peças por mês, até Dezembro a previsão é atingir 1 milão e 200 mil peças.

“Gostaríamos que o Governo atendesse à nossa solicitação para a instalação de energia eléctrica, de modo a manter a produção de quadros eléctricos”, reiteirou. Segundo o empresário, a unidade conta com uma produção de 100 mil peças.

O principal “Calcanhar de Aquiles” do empresário prende-se com os custos de combustíveis para pôr a trabalhar o gerador durante horas. O empresário garante que tem matéria-prima suficiente para trabalhar ininterruptamente durante os próximos três meses.

Com duas linhas de produção, a fábrica funciona com geradores, o que encarece o produto final. Questionado sobre a entrada do Imposto de Valor Acrescentado (IVA), referiu que será benéfico, pois irá permitir que os empresários paguem os impostos ao Estado.

“O IVA irá garantir mais receitas ao Governo e menos fuga ao fisco por parte dos empresários, em geral, porque apenas as grandes empresas tinham responsabilidade de pagar o imposto”, referiu. O grupo empresarial português Serra e Coelho investiu mais de USD 2,5 milhões na compra de equipamentos diversos que foram importados de países como a Alemanha, Itália e Portugal.

A principal matéria-prima usada para produzir os quadros electricos é o plástico virgem denominado polistireno. José Serra disse ainda que o investimento terá continuidade. “É nosso objectivo produzir também tomadas e indutores.

É um projecto que vai obrigar de nós outros investimentos, para que possamos ter uma parte metálica e mecânica”, explicou. A unidade fabril está localizada em Caxito, capital da província do Bengo.