Campanha agrícola prevê cultivo de mais de 100 mil hectares no CN

Campanha agrícola prevê cultivo de mais de 100 mil hectares no CN

O facto foi anunciado Sexta-feira, na localidade de Canaúlo, município do Golungo Alto, pelo director do Gabinete Provincial do Cuanza-Norte da Agricultura e Florestas, Walter Demba, durante o acto de abertura da presente campanha agrícola na província.

Cento e dez mil e 100 hectares aráveis, dos quais 10 mil e 100 mecanizados, serão cultivados no ano agrícola 2018/2019 na província do Cuanza Norte, prevendo- se alcançar uma safra de 894 mil, 817 toneladas de produtos diversos. Segundo o responsável, a campanha vai envolver 35 mil famílias camponesas, sendo 12 mil e 21 no Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR), 14 mil e 516 no Programa de Fomento Agrícola e seis mil e 463 famílias em projectos de outros parceiros agrários. Walter Demba adiantou igualmente que, para o sucesso do presente ano agrícola, uma atenção especial será dada aos programas municipais de assistência e acompanhamento às famílias camponesas e agricultores, assim como o relançamento do crédito agrícola de campanha.

Além das iniciativas, frisou, o Gabinete Provincial da Agricultura e Florestas está igualmente a trabalhar com as instituições bancárias locais no sentido de elaborarem pequenos pacotes de financiamento para estimular o sector privado. Em declarações à Angop, o responsável do Departamento Provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Manuel Domingos, precisou que serão distribuídas aos camponeses 50 toneladas de fertilizantes de diversos tipos, bem como 10 toneladas de sementes de milho e cinco de feijão, cinco massango e cinto toneladas massambala.

A província do Cuanza-Norte conta com 54 associações de camponeses e 24 cooperativas agrícolas, das quais muitas com dificuldades para a sua legalização, tendo na época agrícola transacta produzido 488 mil e 681 toneladas de produtos diversos. A mandioca, com 451 mil e 735 toneladas, e a batata-doce com 12 mil e 691 toneladas foram as culturas mais produzidas na província. O acto de abertura do ano agrícola 2018/2019, orientado pela vice-governadora para o sector político, social e económico do Cuanza-Norte, Leonor Ferreira da Silva Garibaldi de Lima e Cruz, ocorreu na localidade de Canaúlo, município de Golungo Alto.