Assembleia da República portuguesa faz sessão de boas vindas a João Lourenço no dia 22 de Novembro

Assembleia da República portuguesa faz sessão de boas vindas a João Lourenço no dia 22 de Novembro

A Assembleia da República vai fazer, segundo o Observador, no dia em que João Lourenço fará um discurso aos deputados portugueses, a 22 de Novembro, uma sessão de boas vindas ao Presidente de Angola.

O convite para João Lourenço fazer um discurso no parlamento português, durante a sua visita a Portugal, foi concertado pelo presidente da Assembleia da República portuguesa, Ferro Rodrigues, com o Governo local e com o Presidente da República deste país, Marcelo Rebelo de Sousa. O

anúncio foi feito por Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, no final do debate e votação na especialidade do Orçamento do Estado de 2019. No dia 10 de Setembro, o ministro das Relações Exteriores de Angola anunciou oficialmente em Luanda, que o Presidente João Lourenço efectuaria uma visita oficial a Portugal a 23 e 24 de Novembro. “Está confirmadíssima para 23 e 24 de Novembro”, referiu Manuel Augusto. A 17 de Setembro, durante a visita oficial do primeiro- ministro a Luanda, António Costa afirmou que as visitas de alto nível político entre os governos de Portugal e Angola têm de ser menos espaçadas no tempo a partir de agora, evitando a acumulação de “muitas matérias” bilaterais por tratar.

António Costa deixou o apelo na conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República de Angola, João Lourenço, no Palácio Presidencial, que se seguiu à assinatura de acordos bilaterais entre os dois países. Na mesma ocasião, o primeiro- ministro referiu que entregou naquele dia ao chefe de Estado angolano o convite formulado pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, para que visite Portugal em Novembro. A este propósito, o líder do executivo português deixou um recado: “É essencial que as visitas entre os dois países não sejam tão espaçadas no tempo, porque depois há muitas matérias que se acumulam por tratar”, disse. O último primeiro-ministro de Portugal a visitar Angola foi Pedro Passos Coelho em 2011. Já quanto a Presidentes da República de Angola de visita a Portugal, o último foi José Eduardo dos Santos, em 2010.