Executivo gasta USD 100 mil milhões em infra-estruturas em 13 anos

Executivo gasta USD 100 mil milhões em infra-estruturas em 13 anos

O Estado angolano investiu, de 2002 a 2015, cerca de 100 mil milhões de dólares em infra- estruturas sociais, informou esta Terça- feira, em Luanda, o ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca.

Segundo o governante, apesar do investimento avultado em infra-estruturas, como estradas, caminhos-de- ferro, escolas, hospitais e pontes, não foi suficiente para que o país podesse ser guindado pelo índice de competitividade. Por esta razão, disse que o Plano de Desenvolvimento Nacional (PND) 2018-2022 apresentado esta Terça-feira, em Luanda aos deputados à Assembleia Nacional, vem corrigir a sustentabilidade das infra-estruturas para que o país atinja o índice de competitividade nos próximos tempos.

Lembrou que, em 2017, o índice de desenvolvimento humano foi de 0.58, o que remeteu Angola para o nível de um país de rendimento médio. No período de implementação deste programa (PND), notou que se pretende efectivamente que ele venha a tomar uma trajectória descendente e alcançar cerca de 14%. Fez saber que a situação financeira que o país vive obriga o Executivo a implementar um programa de estabilização macro- económica como condição necessária para que o crescimento económico ocorra no país.

“Temos que ajustar as nossas despesas aos limites dos nossos recursos colectáveis, para permitir que o país possa rumar para a estabilidade necessária, no sentido de promover o crescimento económico, enfatizou. A seu ver, sem estabilidade económica não há investimento, nem nacional nem estrangeiro e, por isso, defende que a estabilidade económica é efectivamente um objectivo a alcançar. Entende que não pode haver desenvolvimento económico sem que o país tenha infra-estruturas necessárias para suportar esse desenvolvimento.