Huawei reconhece Dr. Erdal Arikan, o pai dos códigos polares, por sua dedicação à pesquisa básica e exploração

Huawei reconhece Dr. Erdal Arikan, o pai dos códigos polares, por sua dedicação à pesquisa básica e exploração

[Shenzhen, China, 26 de julho de 2018] Huawei hoje apresentou um prêmio especial para o professor Turco Dr. Erdal Arikan, o inventor dos códigos polares para 5g, em reconhecimento da sua notável contribuição para o desenvolvimento da tecnologia de comunicação. Na cerimônia, realizada na sede global da Huawei, em Shenzhen, a empresa também honrou mais de 100 Huawei cientistas e engenheiros que estão trabalhando em padrões e pesquisa básica.

A pesquisa básica é fundamental para o desenvolvimento da indústria. Avanços teóricos, muitas vezes feitos após décadas de esforço científico focalizado, ajudam a definir a direção do progresso tecnológico. Com 5g apenas no horizonte, o papel sobre os códigos polares que o professor Arikan publicou em 2008 definiu uma abordagem totalmente nova para maximizar a taxa ea confiabilidade da transmissão de dados.

Os códigos polares são o primeiro esquema de codificação de canal do mundo para nos levar contra o limiar do limite de Shannon, ou a taxa máxima que os dados podem ser enviados com erro zero em uma determinada largura de banda. Códigos polares melhorar significativamente o desempenho de codificação para 5g. Ao mesmo tempo, reduzem a complexidade do projeto e asseguram a qualidade do serviço. Em 2016, 3GPP (o corpo internacional de padrões responsável pelos padrões 5g) adotou códigos polares como o esquema oficial de codificação para os canais de controle de 5g nova rádio (NR) eMBB interface.

Na cerimônia de premiação, o fundador da Huawei Sr. Ren Zhengfei apresentou uma medalha ao professor Arikan. A medalha, concebida e fabricada pelo Monnaie de Paris (Paris Mint), apresenta uma gravura da deusa da vitória com um cristal Baccarat vermelho, simbolizando a importância da nova tecnologia de comunicação em liderar o mundo para a frente.

Na cerimônia de premiação, o fundador da Huawei Sr. Ren Zhengfei apresentou uma medalha ao professor Arikan.

Depois de receber a medalha, o professor Arikan entregou um discurso de aceitação.  “Estou honrada por estar aqui hoje recebendo este prêmio”, disse ele.  “dá-me prazer reconhecer que, sem a visão e as contribuições técnicas dos diretores e engenheiros da Huawei, os códigos polares não teriam feito de laboratório para um padrão em menos de 10 anos. E como engenheiros, não há maior recompensa do que ver nossas idéias se transformar em realidade.  ”

Huawei Presidente rotativo Eric Xu também falou no evento:  “os padrões 5g são o resultado de um esforço mundial para impulsionar o progresso na pesquisa básica e tecnologia de comunicação sem fio. Para que estes padrões tomem forma, levou mais de 10 anos de trabalho árduo de dezenas de milhares de cientistas e engenheiros, juntamente com dezenas de empresas ao redor do mundo. Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão ao professor Arikan, bem como seus colegas na Academia, colegas cientistas e funcionários da Huawei que todos contribuíram para 5g.  ”

Em 2010, a Huawei reconheceu o potencial em códigos polares para otimizar a tecnologia de codificação de canal, de modo que a empresa investiu em novas pesquisas para construir sobre o trabalho do professor Arikan. Através de anos de esforço focado, a empresa tem feito múltiplos avanços na tecnologia de código polar Core, ajudando os códigos polares a passar para além do Reino da pesquisa acadêmica e ver a luz do dia.

“O nascimento dos padrões 5g é apenas o início de uma nova jornada”, acrescentou Xu.  “Vamos continuar a trabalhar arduamente para garantir que a tecnologia 5g-incluindo códigos polares-cria maior valor para a sociedade, e mais cedo. Ao mesmo tempo, esperamos que a estreita colaboração entre as empresas e a Academia, como a da Huawei e professor Arikan, vai continuar, e dar origem a maravilhas mais científicas que impulsionam o desenvolvimento da indústria de TIC e da sociedade como um todo.  “Na cerimônia de premiação, a Huawei também honrou mais de 100 de seus cientistas em casa para o seu trabalho sobre a investigação básica e padrões. Em particular, a empresa queria reconhecer a sua pesquisa bem sucedida em 5g novo rádio e suas oito inovações inovadoras, incluindo novas formas de onda e novos esquemas de codificação. Estes cientistas trabalharam em estreita colaboração com os parceiros da indústria para verificar as tecnologias-chave e conduzir o processo de padronização, fazendo uma contribuição importante para 3GPP’s 5g Release 15 padrões.

Na cerimônia de premiação, a Huawei também honrou mais de 100 de seus cientistas em casa para o seu trabalho sobre a investigação básica e padrões. Em particular, a empresa queria reconhecer a sua pesquisa bem sucedida em 5g novo rádio e suas oito inovações inovadoras, incluindo novas formas de onda e novos esquemas de codificação. Estes cientistas trabalharam em estreita colaboração com os parceiros da indústria para verificar as tecnologias-chave e conduzir o processo de padronização, fazendo uma contribuição importante para 3GPP’s 5g Release 15 padrões.

Graças ao seu trabalho pioneiro, a Huawei foi a primeira empresa do mundo a completar 5g de testes para todas as fases do desenvolvimento do IMT-2020 (uma visão coletivamente realizada, definida pela União Internacional de telecomunicações, para a evolução da rede móvel até o ano 2020), com resultados que superavam muito os indicadores-chave para todos os três cenários de uso 5g definidos pela União Internacional de telecomunicações – banda larga móvel avançada (eMBB), comunicações ultra confiáveis e de baixa latência (URLLC) e massivas comunicações tipo máquina (mMTC).

Como um dos principais contribuintes para as normas 5g, e um titular da patente do núcleo, a Huawei está empenhada em seguir o princípio FRAND para todas as licenças de patentes. Isso significa que o licenciamento de patentes justa, razoável e não-discriminatória-um princípio que a empresa aderiu no passado, e continuará a aderir a avançar. A Huawei pretende construir um ecossistema robusto 5g juntamente com outros jogadores.

O investimento forte de pesquisa de desenvolvimento tem sido um foco fundamental na Huawei por anos, investindo quase CNY400 bilhões em pesquisa em desenvolvimento na última década. Seguindo em frente, a Huawei vai aumentar o investimento na pesquisa básica, predefinindo 20% a 30% do seu orçamento anual e.u. $15-20 bilhões para a pesquisa básica sozinho.