Bolsonaro confirma intenção de mudar embaixada de Tel Aviv para Jerusalém

Bolsonaro confirma intenção de mudar embaixada de Tel Aviv para Jerusalém

O recém-eleito Presidente do Brasil Jair Bolsonaro confirmou ontem a sua intenção de transferir a embaixada brasileira em Israel da cidade de Telavive para Jerusalém.“Como declarado durante a campanha, pretendemos transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, Israel é um Estado soberano e nós o respeitamos”, afirmou Bolsonaro na sua conta na rede social Twitter.
Segundo explicou Bolsonaro numa conferência de imprensa, mais tarde, a eleição de uma capital é uma questão de soberania de um país e nenhum outro tem que interferir nessa decisão.
“Quem decide a capital é o país. Se o Brasil a levou (a capital) do Rio de Janeiro para Brasília, foi o Brasil. Não vejo problema. Temos todo o respeito por Israel e pelo povo árabe. Aqui todo o mundo convive sem problemas”, assegurou o Presidente eleito, que assumirá o cargo no próximo dia 01 de janeiro.
Bolsonaro disse ainda que o seu executivo está comprometido em “resolver problemas” de maneira pacífica e que não quer “gerar problemas” que “compliquem as negociações com o mundo inteiro”.
O político da extrema-direita, um nostálgico da ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985, também se referiu à proximidade do Palácio Presidencial do Planalto com a Embaixada da Palestina em Brasília.
“Isso não deveria ser assim, por razões de segurança”, disse Jair Bolsonaro sem especificar os seus receios.
Bolsonaro, que por várias vezes invocou Israel como modelo a seguir, reafirmou hoje o que já tinha dito numa entrevista ao jornal conservador Israel Hayom, parcialmente divulgado hoje.
No texto, Bolsonaro disse que Israel “tem o direito soberano de decidir qual é a sua capital” e reiterou a sua promessa de mudar a embaixada brasileira para Jerusalém, como anunciaram os Estados Unidos e a Guatemala.
O político, que venceu a eleição presidencial no domingo passado, com 55% dos votos, disse que “ama o povo de Israel e o Estado de Israel”.
Se a transferência da embaixada se confirmar, a decisão seria uma rutura em relação à tradição diplomática mantida durante anos pelo Brasil no conflito entre Israel e a Palestina.
O Brasil mantém relações diplomáticas com Israel desde 1949 e reconheceu o Estado da Palestina em 2010.
Bolsonaro seguiria assim os passos do Presidente dos EUA, Donald Trump, que anunciou em dezembro de 2017 a transferência para Jerusalém da embaixada norte-americana e também a reconheceu como capital de Israel.
Também o Paraguai e Guatemala mudaram as suas respetivas embaixadas, embora o Paraguai tenha depois voltado atrás e reinstalado a sua representação diplomática em Telavive.
Bolsonaro viajou em 2016 para Israel para ser batizado no rio Jordão, de grande simbolismo para os cristãos evangélicos, de quem conseguiu um influente apoio para as eleições presidenciais em que foi eleito.