Putin elogia habilidades da agência de espionagem GRU acusada de ataque venenoso no Reino Unido

Putin elogia habilidades da agência de espionagem GRU acusada de ataque venenoso no Reino Unido

O presidente russo, vladimir Putin, elogiou a habilidade e as “habilidades únicas” dos espiões militares russos na Sexta-feira numa demonstração de apoio a uma agência de inteligência que o Ocidente culpou por uma série de ataques descarados

numa cerimónia que marca o centenário da agência de inteligência militar da Rússia, Putin, em comentários que devem ser vistos como provocativos no Ocidente, saudou os seus agentes por realizar operações especiais ousadas e disse que eles forneceram um modelo para uma geração futura.

A Grã-Bretanha acusou a agência GRU de tentar envenenar o exespião russo Sergei Skripal e sua filha com um agente nervoso na cidade inglesa de Salisbury, a Holanda, acusou-a de tentar hackear a agência global de armas químicas e agências de inteligência dos EUA acusaram de tentar cortar a eleição presidencial de 2016 dos EUA.

A Rússia nega todas essas alegações. “Como comandante supremo, é claro que conheço sem exageros sobre as suas habilidades únicas, inclusive na condução de operações especiais”, disse Putin. “Estou confiante no seu profissionalismo, na sua ousadia pessoal e determinação e em que cada um de vocês faça tudo o que é exigido pela Rússia e pelo nosso povo.”

Os agentes da agência, amplamente conhecidos pela sua antiga sigla GRU, são um exemplo para uma futura geração de espiões militares, acrescentou, citando a sua disposição em sacrificar tudo “pela pátria”. Falando na cerimônia fechada no teatro do Exército russo em Moscovo, que foi transmitido pela televisão nacional, Putin também agradeceu aos oficiais da inteligência militar pelo seu “grande papel” na liquidação de líderes e infra-estrutura militantes na Síria. Ele também falou da necessidade de ajudar a agência a desenvolver e melhorar as suas capacidades.

O GRU tem sido o centro das atenções desde que dois homens acusados pelo envenenamento de Skripal admitiram na TV russa que estavam em Salisbury no dia do ataque, mas disseram que só estavam lá para ver a famosa torre da catedral da cidade. Putin, ele próprio um ex-oficial de inteligência que serviu como  director do serviço de inteligência doméstico antes de ascender à presidência, faz regularmente demonstrações públicas de apoio aos espiões russos.

Em 2010, ele contou detalhadamente como conheceu um grupo de agentes russos que foram presos por espionagem nos Estados Unidos e cantaram canções patrióticas com eles depois que eles foram devolvidos à Rússia numa troca de espiões. GRU foi fundado como a Diretoria de Registo em 1918 após a Revolução Bolchevique.

O fundador do Estado soviético Vladimir Lenin insistiu na sua independência de outros serviços secretos, que o via como um rival. O GRU é uma das três principais agências de inteligência da Rússia, juntamente com o Serviço de Segurança Federal nacional e o Serviço de Inteligência Externa do SVR.