“Espaço Luanda Arte” representa Angola na maior feira de arte em França

“Espaço Luanda Arte” representa Angola na maior feira de arte em França

Trata-se da única feira de arte em França dedicada à arte contemporânea e ao design do continente africano.

O Espaço Luanda Arte (ELA) participa como única representante de Angola na Feira de Arte e Design Also Known as Africa (Também conhecido como África, em português) “AKAA”, em Paris, França entre os dias 9 e 11 do corrente mês, no Le Carreau du Temple. De acordo com a nota de imprensa enviada a OPAÍS, este ano estarão presentes 44 galerias, sendo o ´ELA´ uma delas no stand C13, num projecto colectivo com mais de 12 obras de quatro artistas nacionais, de duas gerações: António Ole, Kapela e Van, três mestres nacionais, e Ricardo Kapuka, um dos artistas mais excitantes a emergir no panorama nacional nos últimos anos.

O director geral do ´ELA´, Dominick Maia Tanner, declara que, por um lado, António Ole, Kapela e Van irão mostrar serigrafias e desenhos, que servem como âncoras físicas e conceptuais, explorando temas da memória, abstracção formal, realidade, surrealidade, cultura e materialidade. E, por outro lado, Ricardo Kapuka irá apresentar um trabalho sob pano africano e um vídeo, cujas narrativas expandem todos estes temas e mais, lançando perguntas sobre identidade e sujeito. Contudo, um colectivo de trabalho que estimula um diálogo entre várias gerações angolanas, no espaço e no tempo.

A proposta aproxima os trabalhos de três mestres vivos, um artista emergente e recria novamente, depois da Feira de Joanesburgo, um diálogo intergeracional de artistas residentes em Angola. Reitera que no contexto internacional temos que ser ambiciosos mas coerentes e consistentes nas nossas apresentações de forma a criar uma vontade saudável e sustentável de adquirir a Arte Angolana contemporânea ao mais alto nível, tentando fidelizar o coleccionador e evitar a especulação. Importa salientar que este é o terceiro regresso do espaço “ELA” à cidade das luzes, onde esteve em Março de 2017, na XIX Edição da feira “Art Paris Art Fair” e em Novembro de 2017 na II Edição da feira “A KAA”.