Uíge conta com mais de 500 mil hectares de terra na presente época agrícola

O director do gabinete provincial do Uíge da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eduardo Gomes, que falava na abertura da campanha agrícola 2018/2019, que decorreu no município da Damba, disse que 207 mil 208 empresas agrícolas, 868 associações de camponesas, 49 cooperativas e 1.108 pequenos agricultores estão mobilizados para a presente campanha agrícola.

Explicou que para o fomento quinhentos e doze mil 771 hectares de terra aráveis foram preparados este ano na província do Uíge pelo gabinete provincial da Agricultura para a época agrícola 2018/2019 exitoso da produção agrícola ao nível da província, o sector precisa de apoio técnico para os produtores, instrumentos e equipamentos, com vista a garantir a segurança alimentar e nutricional das populações.

Na ocasião, o governador provincial do Uíge, Pinda Simão, apelou à população local para empenhar-se na agricultura para o incremento da produção, visando contrapor a carência dos bens alimentares na região, evitando a importação destes.

Para o governador, a agricultura constitui a base fundamental para se atingir a segurança alimentar, daí a necessidade imperiosa dos camponeses trabalharem no aumento da produção para a criação de riqueza para o sustento das famílias.

Reafirmou a contínua aposta do Executivo em apoiar as famílias camponesas com meios de trabalho e sementes para reforçarem a capacidade de produção e melhorar a segurança alimentar.