Coreia do Norte deve deportar cidadão dos EUA detido desde Outubro

Coreia do Norte deve deportar cidadão dos EUA detido desde Outubro

A Coreia do Norte deportará um cidadão norte-americano detido desde Outubro após entrar ilegalmente a partir da China e ter dito aos seus sequestradores que ele foi manipulado pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), informou a agência de notícias estatal norte-coreana na Sexta-feira.

A agência de notícias KCNA identificou o americano como Bruce Byron Lowrance e disse que ele foi detido em 16 de Outubro quando cruzou a fronteira. Um homem americano de mesmo nome foi deportado da Coreia do Sul em Novembro de 2017, depois de ser encontrado vagueando perto da fronteira fortemente fortificada com a Coreia do Norte, mas não houve confirmação imediata da identidade do homem detido pela Coreia do Norte. Um porta-voz da embaixada dos EUA na capital sul-coreana, Seul, disse que não poderia comentar por causa de preocupações com a privacidade, e não confirmou se as autoridades americanas estavam cientes de que o homem estava detido.

Usando as iniciais do nome oficial da Coreia do Norte, a República Popular Democrática da Coreia, a KCNA, disse que o homem disse aos seus captores que “ele entrou ilegalmente na Coreia do Norte sob a manipulação da CIA”. O tratamento dos cidadãos norte-americanos pela Coreia do Norte tem sido altamente controverso ao longo dos anos, às vezes, mantendo-os como prisioneiros por longos períodos. Em 2017, a morte do estudante americano Otto Warmbier depois de ter sido detido na Coréia do Norte por 17 meses ajudou a desencadear quase um ano de tensão, quando Pyongyang e Washington trocaram ameaças de guerra.

Em Setembro de 2017, os Estados Unidos impuseram a proibição de os seus cidadãos viajarem para a Coreia do Norte, com poucas excepções para trabalhadores humanitários ou jornalistas. Em Maio, a Coreia do Norte libertou três prisioneiros americanos e os entregou ao secretário de Estado americano, Mike Pompeo, eliminando um grande obstáculo antes de uma cimeira sem precedentes entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un, em Junho. As negociações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, desde então, estagnaram, com a mídia estatal norte-coreana a anunciar na Sexta-feira que Kim inspeccionou o teste de uma nova arma não identificada pela primeira vez em quase um ano.