Schroeder, da Alemanha, adverte contra demonização da China

Schroeder, da Alemanha, adverte contra demonização da China

Pesando o debate da Alemanha sobre os seus laços com a China, o ex-chanceler Gerhard Schroeder advertiu Berlim sobre a demonização de Pequim, dizendo que as duas potências económicas deveriam trabalhar mais estreitamente diante das ameaças comerciais de Donald Trump.

Conhecido pelos seus laços estreitos com a Rússia, Schroeder também é defensor de longa data de um relacionamento mais próximo com a China. Ele visitou Pequim frequentemente como chanceler, defendeu a sua entrada na OMC e pressionou polidamente a UE a suspender o embargo de armas que impôs após a repressão da Praça Tiananmen, na China. Falando à Reuters no seu escritório com vista para a embaixada russa na avenida Unter den Linden, em Berlim, Schroeder reagiu contra uma onda de cepticismo em relação à China, que varre as capitais ocidentais. “Precisamos pensar em quem são nossos aliados, quem tem interesses semelhantes.

E é claro que eu penso na China ”, disse Schroeder, cuja firme oposição à iminente invasão do Iraque pelos EUA ajudou a garantir a sua reeleição em 2002. “Os países afectados pelos conflitos que emanam dos Estados Unidos terão que se aproximar. Não podemos nos tornar parte de uma guerra comercial americana com a China. ” Apesar dos negócios em expansão para as empresas alemãs na China, a indústria aqui tem sido perturbada pelo que considera o crescente controlo estatal sobre a economia sob o presidente Xi Jinping e a concorrência injusta dos rivais chineses. A preocupação com aquisições chinesas na Europa está a aumentar.

Espera-se que em breve a Alemanha diminua o limite em que pode avaliar os investimentos estrangeiros. Em Bruxelas, os estados membros da UE estão a finalizar um acordo para garantir um exame mais detalhado de tais acordos. Schroeder questionou essa abordagem, dizendo que os investidores chineses eram preferíveis aos “gafanhotos” americanos, termo cunhado pelo seu colega de partido Franz Muentefering para descrever as empresas dos EUA. Ele rejeitou a exclusão de empresas chinesas como a Huawei da construção das redes móveis de próxima geração da Alemanha.

Os Estados Unidos e a Austrália introduziram proibições por motivos de segurança, e alguns em Berlim estão a pressionar por acções semelhantes aqui. Schroeder, 74, promulgou reformas creditadas com o fim do mal-estar económico da Alemanha no início dos anos 2000. Mas as reformas dividiram os seus social- democratas, onde ele é agora uma figura controversa, em parte devido à sua proximidade com o presidente russo Vladimir Putin. Meses depois da sua derrota para Angela Merkel, ele conseguiu um emprego como presidente da Nord Stream AG, um consórcio liderado pela gigante estatal de gás Gazprom. No ano passado, ele foi denunciado por colegas do SPD quando se tornou presidente da maior produtora de petróleo da Rússia, a Rosneft.

Ainda assim, as suas opiniões sobre a China e a Rússia são compartilhadas por alguns membros do seu partido e do establishment político alemão. Perguntado sobre as detenções da minoria uigure da China, Schroeder ecoou a linguagem das autoridades chinesas que descreveram relatos de testemunhas oculares de campos como “mujimbos”. “Não tenho certeza. Eu sou muito cauteloso sobre esta discussão, porque eu não tenho nenhuma informação “, disse Schroeder, rejeitando a ideia de sanções contra a China, uma ideia lançada em Washington. “Eu não penso muito numa política externa baseada em valores”, disse Schroeder. “Nossos interesses devem impulsionar nossa política externa.”