Trump informado sobre o assassinato de Khashoggi pela CIA

Trump informado sobre o assassinato de Khashoggi pela CIA

O presidente dos EUA, Donald Trump, ao voar para a Califórnia no Sábado, foi informado sobre o assassinato do jornalista saudita, Jamal Khashoggi, após uma avaliação da CIA de que o príncipe saudita Mohammed bin Salman ordenou o assassinato

Trump discutiu a avaliação da CIA por telefone com a directora da agência, Gina Haspel, e o secretário de Estado Mike Pompeo, disse Sarah Huckabee Sanders, porta-voz da Casa Branca, a repórteres. A CIA havia informado outras entidades do governo dos EUA, incluindo o Congresso, sobre a sua avaliação, disseram fontes à Reuters na Sexta-feira, um desenvolvimento que complica os esforços de Trump para preservar os laços com o principal aliado dos EUA.

Uma fonte familiarizada com a avaliação da CIA disse que foi baseada em grande parte em evidências circunstanciais relacionadas ao papel central do príncipe na administração do governo saudita.

O achado da CIA é a avaliação mais definitiva dos EUA até ao momento que ligou o factor de decisão da Arábia Saudita directamente ao assassinato e contradiz as afirmações do governo saudita de que o príncipe Mohammed não estava envolvido. Trump, falando aos repórteres na Casa Branca antes de voar para a Califórnia, também reiterou o que lhe disseram que o príncipe herdeiro não desempenhou nenhum papel na morte do jornalista. “Nós ainda não fomos informados”, disse Trump. “Estaremos a conversar com a CIA mais tarde e muitos outros.

Eu vou fazer isso enquanto estiver no avião. Eu falarei também com o secretário de Estado Mike Pompeo”. Khashoggi, colunista do Washington Post e crítico do príncipe herdeiro, foi morto em Outubro no consulado saudita em Istambul, quando foi lá buscar os documentos de que precisava para o casamento planeado. Enquanto os legisladores promulgavam uma legislação para punir a Arábia Saudita pelo assassinato, senadores republicanos e democratas pediram no Sábado que Trump fosse duro com o príncipe herdeiro, com quem cultivou um profundo relacionamento pessoal. “Tudo aponta para ter sido o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, MbS, a ordenar o assassinato do jornalista Jamal # Khashoggi.

A administração Trump deve assumir uma determinação credível de responsabilidade antes que MbS execute os homens que aparentemente cumpriram as suas ordens ”, twittou no Sábado o senador Bob Corker, presidente do Comité de Relações Exteriores do Senado. Trump e altos funcionários do governo disseram que a Arábia Saudita deveria ser responsabilizada por qualquer envolvimento na morte de Khashoggi e que impuseram sanções a 17 sauditas por seu papel no assassinato.

Mas eles também enfatizaram a importância dos laços de Washington com Riyadh, um dos maiores clientes da indústria de defesa dos EUA. Trump quer preservar os acordos de armas sauditas, apesar da crescente oposição no Congresso. “Eles têm sido um aliado verdadeiramente espectacular em termos de empregos e desenvolvimento económico”, disse Trump. “Como presidente, tenho que levar muita coisa em consideração.”

O general dos fuzileiros Joseph Dunford, presidente do Joint Chiefs of Staff, observou no Sábado que o reino desempenha um papel militar fundamental para os Estados Unidos no Oriente Médio. “A Arábia Saudita tem sido um parceiro importante para a segurança regional no passado, espero que eles estejam no futuro”, disse ele num fórum de segurança em Halifax, acrescentando que os aliados do Oriente Médio, incluindo a Arábia Saudita, são “uma força estabilizadora na região”.

“ Na Quinta-feira, o procurador público da Arábia Saudita afirmou que estava a considerar a aplicação da pena de morte para cinco suspeitos acusados de matar Khashoggi. O procurador Shaalan alShaalan disse aos repórteres que o príncipe herdeiro não sabia nada da operação, na qual o corpo de Khashoggi foi desmembrado e removido do consulado. Autoridades sauditas disseram que uma equipa de 15 cidadãos sauditas foi enviada para confrontar Khashoggi e ele foi acidentalmente morto num estrangulamento por homens que estavam a tentar forçá-lo a retornar ao reino.

Legisladores críticos da Arábia Saudita pelo assassinato de Khashoggi e seu papel na guerra civil do Iêmen estão a aumentar os seus esforços para reprimir o país. “Trump deve aceitar (pelo menos uma vez) a conclusão incontroversa dos seus especialistas em inteligência: o príncipe herdeiro MbS é culpado pelo monstruoso assassinato de Khashoggi. Esse assassinato descarado deve ter consequências – sanções, processos judiciais, remoção de MbS e outros quejandos.