Perto de mil pessoas ainda desaparecidas após o mais violento incêndio na Califórnia

Perto de mil pessoas ainda desaparecidas após o mais violento incêndio na Califórnia

Os serviços de emergência removeram, no Domingo, os escombros do maior incêndio florestal da Califórnia, em busca de sinais de quase mil pessoas que, acredita-se, ainda estão desaparecidas, enquanto as tripulações avançam para controlar o incêndio.

Os restos mortais de 77 pessoas foram recuperados, informou o Gabinete do Xerife do Condado de Butte no Domingo, quando reduziu o número de desaparecidos para 993 de 1,276, não dando outros detalhes. O Acampamento de Incêndio irrompeu no Norte da Califórnia em 8 de Novembro e na semana passada praticamente aniquilou o Paraíso, uma cidade montanhosa de quase 27 mil pessoas a cerca de 145 quilómetros ao Norte da capital do Estado, Sacramento. As autoridades disseram que consumiram cerca de 150 mil acres e 65% continham atraso no Domingo, acima dos 60% no início do dia, já que as perspectivas de uma forte tempestade na Terça-feira aumentaram as esperanças de que a percentagem aumente à medida que a semana avança.

Eles disseram que a contenção total não era esperada até 30 de Novembro, no entanto. Prevê-se que até quatro polegadas (10 cm) de chuva caiam ao Norte de São Francisco entre o final da Terça e Sexta-feiras, disse Patrick Burke, um meteorologista do Weather Prediction Center do Serviço Meteorológico Nacional, em Maryland. “Este sistema meteorológico está bloqueado”, disse ele. A chuva também tornaria mais difícil para as equipas forenses peneirar cinzas e livo para procurar os ossos dos mortos. “A chuva perturba facilmente o solo onde os restos mortais podem ser encontrados”, disse Burke. Patologistas da Universidade de Nevada, em Reno, trabalharam durante o fim de semana enquanto os bombeiros retiravam escombros, colectavam pedaços de ossos queimados e fotografavam tudo que pudesse ajudar a identificar as vítimas.

A tempestade, que deverá ter ventos moderados de 15 a 20 mph, também pode causar problemas para os evacuados, centenas dos quais estão abrigados em dezenas de carros. Grim busca por desaparecidos em meio a incêndios na Califórnia Não está claro quantas pessoas precisam de abrigo, mas 52.000 pessoas receberam ordens para evacuar “Embora não seja uma tempestade excepcionalmente forte, as recentes queimadas fazem com que deslizamentos de lama nas colinas e encostas sejam um perigo real”, disse Burke.

Ao sul de Sacramento, perto de Malibu, espera-se que pelo menos cinco centímetros de chuva caia num segundo incêndio, o Woolsey. Conhecido por ter matado três pessoas, estava 88 por cento contido no Domingo e o confinamento total era esperado na quinta-feira de Acção de Graças. A causa de ambos os incêndios está sob investigação, mas as concessionárias de energia eléctrica relataram problemas de equipamentos localizados na época em que eclodiram. A PG & E Corp. (PCG.N) disse que pode enfrentar uma responsabilidade que excede a sua cobertura de seguro caso o seu equipamento tenha causado o Acampamento de Fogo.