Espanha vai votar contra o acordo Brexit se o texto sobre Gibraltar não for alterado: PM

A Espanha votará contra o projecto de acordo Brexit da União Europeia se o texto incluído no disputado território britânico de Gibraltar não for alterado, disse o primeiro-ministro Pedro Sanchez, na Terça-feira

‘A partir de hoje, se não houver mudanças em relação a Gibraltar, a Espanha votará “Não” ao acordo sobre o Brexit”, disse Sanchez durante uma conferência da Economist em Madrid. Uma pequena península na costa sul da Espanha e um território britânico desde 1713, Gibraltar é um importante ponto de discórdia nas relações angloespanholas. A Espanha reivindicou há muito tempo a soberania sobre ela.

O chanceler espanhol, Josep Borrell, disse na Segunda-feira que Madrid quer que o acordo sobre a saída da Grã-Bretanha esclareça que as negociações sobre os futuros laços entre Londres e o bloco não se aplicarão a Gibraltar. Gibraltar deve deixar a União Europeia junto com o Reino Unido em Março, embora 96% da sua população tenha votado no referendo de 2016 para permanecer no bloco.A Espanha acolheu na semana passada a inclusão de um protocolo sobre Gibraltar no projecto do acordo Brexit, mas Borrell disse na Segunda-feira que o documento introduz “uma certa confusão” sobre o assunto.