Escritora Ngonguita Diogo marca presença no Conexão Poética em São Paulo

Escritora Ngonguita Diogo marca presença no Conexão Poética em São Paulo

A escritora e poeta Ngonguita Diogo representa Angola no evento Conexão Poética que decorre hoje, 22, na cidade de São Paulo, Brasil. O acto sob a égide do SESC -Plataforma de promoção da cultura africana na diáspora brasileira -, tem como propósito congregar artistas africanos residentes no Brasil e os que vêm de outros países de África a fim de massificar e resgatar a Cultura da ancestralidade afro-brasileira, assim como a afirmação da produção da arte negra.

A Conexão Poética está inserida nas actividades da Semana Afrikanse, que junta diversos artistas que usam o palco para revelarem o que de melhor sabem fazer quando o assunto é arte. Segundo Conceição Culeca, assessor de imprensa da escritora, é um privilégio para a Ngonguita Diogo representar Angola neste evento, pelo facto de a sua trajectória cultural ser reconhecida pela Academia de Letras do Brasil, da qual faz parte, ostentando um diploma Honoris Causa desde Agosto de 2016. Subirão ao palco da Conexão Poética os artistas Ermi Panzo, Thata Alves, Deusa Poetisa, Lews Barbosa e Ngonguita Diogo.

A escritora

Ngonguita Diogo é o pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, natural do Cuanza-Norte. Tem seis livros publicados e um CD de Poemas musicalizados. Foi a única representante do continente africano na VIII Jornada Internacional de mulheres escritoras em São José do Rio Preto/ Brasil em 2015. É membro da Liga Africana, do Movimento Lev’Arte, da Academia de Letras do Brasil, cadeira nº 1 de Imortal em Luanda e parceira do Centro Cultural Brasil/ Angola e ostenta um diploma Honoris Causa desde Agosto de 2016.