Pelo menos seis soldados malianos mortos em ataques no centro do país

Pelo menos seis soldados das Forças Armadas Malianas (FAMA) morreram Terça-feira e vários outros foram feridos em vários ataques lançados por homens armados e em explosões de minas em Sokolo, na região de Segou, em Boni e Koulogo, na região de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA Quarta-feira de fonte segura .

As regiões de Segou e Mopti, no centro do Mali, são palco de ataques perpetrados por homens armados identificados como djihadistas ou não identificados. Recentemente, quatro soldados morreram e vários ficaram feridos em circunstâncias pouco claras após um confronto entre soldados malianos e um grupo armado identificado como Dogons (caçadores), agrupados numa milícia de auto-defesa em Bankass, na região de Mopti. Durante este confronto, vários Donzos também foram mortos por soldados malianos que destruíram motocicletas pertencentes a estes.

Há dias, em Boni, dois soldados das FAMA pereceram e quatro outros ficaram feridos quando o seu veículo accionou uma mina, antes de um forte tiroteio contra si de armas automáticas. Ao mesmo tempo, três gendarmes ficaram feridos, incluindo um em estado grave, em Sokolo, na explosão duma mina quando o veículo em que seguiam acionou uma mina. Também prevalecem nestas terras conflitos intercomunitários de que resultou a morte de centenas de civis e soldados das FAMA e da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas pela Estabilização do Mali (MINUSMA).