Governo reforça medidas de prevenção contra vírus de Ébola no Leste da RD Congo

Governo reforça medidas de prevenção contra vírus de Ébola no Leste da RD Congo

As mesmas diligências foram tomadas no fim-de-semana durante uma reunião entre o governador da província de Kivu- Norte, Julien Paluku, e uma equipa de coordenação da luta contra a epidemia de Ébola, segundo o responsável. “Há a necessidade de reforçar os mecanismos de controlo em Goma, sede da província de Kivu- Norte, tendo em conta a aproximação geográfica desta cidade com a de Butembo, bem como a localidade de Lubero, onde a doença foi declarada”, sublinhou.

Para Barthe Ndjoloko, é mais do que urgente que se faça o balanço das medidas de prevenção tomadas até ao momento com vista a revigorá-las. “A epidemia não está muito longe daqui. As pessoas deixam Butembo para Lubero, Janyabayonga e Goma”, revelou o responsável médico, achando importante fazer- se um balanço sobre os preparativos das medidas de prevenção para proteger a cidade de Goma.

Foi decidido, durante o encontro supracitado, revigorar equipas enviadas a Goma e mobilizar cada vez mais autoridades da província, parceiros e responsáveis do Ministério da Saúde que trabalham em colaboração com a Inspecção Provincial deste sector. Disposições foram também tomadas para se aumentar o nível de alerta, indicou Barthe Ndjoloko que considera este método como um pilar da comunicação na cidade de Goma. “Vamos mobilizar tudo o que existe como meio para atingirmos as populações através dos mídia e dos canais de comunicação, incluindo a imprensa”, disse.