Ucrânia exige que Rússia devolva navios detidos e pede ajuda militar a aliados

Ucrânia exige que Rússia devolva navios detidos e pede ajuda militar a aliados

Mais cedo, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou que os navios Berdyansk, Nikopol e Yana Kapu, da Marinha da Ucrânia, foram detidos por violarem o espaço marítimo russo. “A Ucrânia exige assistência médica urgente para os feridos e a garantia do seu retorno imediato e seguro para casa. A Ucrânia também exige que os navios apreendidos da Marinha retornem e que os danos causados sejam compensados”, disse o ministério através do comunicado.

Kiev também pediu aos seus aliados que forneçam assistência militar.

“A Ucrânia pede aos seus aliados e parceiros que tomem todas as medidas necessárias para dissuadir o agressor, aplicando novas sanções e fortalecendo as já existentes, assim como fornecendo à Ucrânia assistência militar para proteger a sua integridade territorial e soberania dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas”, acrescentou o comunicado.

Um porta-voz da Directoria de Fronteiras do FSB para a Crimeia, Anton Lozovoy, disse que os navios apreendidos estavam sendo levados para o porto de Kerch e que três soldados ucranianos levemente feridos receberam assistência médica. Os navios ucranianos que foram apreendidos não teriam respondido às exigências legais feitas pelos navios russos que os abordaram, além de terem realizado manobras perigosas, segundo o FSB. Também foi aberto um caso criminal para investigar a violação da fronteira do Estado da Rússia.