Ucrânia diz que agente de inteligência foi ferido em confronto com a Rússia no Domingo

Ucrânia diz que agente de inteligência foi ferido em confronto com a Rússia no Domingo

Kiev e Moscovo trocaram acusações depois que a Rússia disparou contra três navios ucranianos e depois os apreendeu. O confronto levou a Ucrânia a decretar lei marcial em algumas áreas, citando a ameaça de uma invasão terrestre russa. “De acordo com a informação operacional confirmada do SBU, uma das aeronaves de ataque russas usou dois mísseis de combate não-teleguiados contra os navios ucranianos, tendo como resultado que um dos agentes do SBU ficou gravemente ferido”, disse Vasyl Hrytsak num comunicado nesta Terça-feira.

A Rússia disse que agentes do SBU estão entre os que foram capturados. Hrytsak o confirmou e disse que os agentes de segurança estavam no local dando apoio aos militares. “A verdadeira surpresa é o facto de que, contra os dois navios ucranianos e o pequeno rebocador, a Rússia usou seis embarcações do ‘FSB’ (Serviço Federal de Segurança) e quatro navais, além de helicópteros de combate e aviões da Força Aérea da Federação Russa”, disse.

Ele acrescentou que o conselho de segurança da Ucrânia está adoptar todas as medidas necessárias para garantir a libertação dos capturados. O confronto exacerbou tensões que já estão elevadas porque a Rússia anexou a Crimeia em 2014 e apoia uma insurgência pró-Moscovo no Leste da Ucrânia.