Alternativa de financiamento empresarial vai alavancar sector produtivo

Alternativa de financiamento empresarial vai alavancar sector produtivo

“As taxas de juros aplicadas pelos bancos comerciais no financiamento aos investimentos nacionais são altas, e a promoção de fundos privados na actividade empresarial vai permitir que as empresas se mantenham no mercado”, considerou o responsável que falava à Angop no seminário sobre Alternativa de Financiamento das Actividades Empresariais via mercado de Valores Mobiliários. Acrescentou que o financiamento corporativo, assim como outras alternativas financeiras, vai permitir que as empresas aumentem o seu poder negocial com condições de financiamento mais vantajosas, diferentes daquelas que são praticadas pelos bancos comerciais.

Frutos das várias medidas adoptadas pelo Governo, que visam melhorar o ambiente de negócio , perspectiva-se que a partir de 2020 o país possa registar a redução do défice, assim como nos saldos globais das contas públicas. Para o presidente da Associação Industrial de Angola, José Severino, é importante a conjugação de esforços da parte das associações empresariais, de modo a revitalizar a economia nacional.

Num encontro, que teve a participação de 22 associações empresariais e coordenadas pela AIA, foram levantadas questões como a criação um fundo de investimento de capital de risco, para assegurar a actividade como a agricultura, entre outras que são vulneráveis, o financiamento às micro, pequenas e médias empresas, de modo a potencial esta actividade. Outra situação levantada no encontro, foi a criação de mercado de mercadoria para ajudar o transporte dos produtos dos campos para as zonas de comercialização, a redução da taxa de imposto industrial, entre outros incentivos, para atrair investimentos nacionais e estrangeiros.