Avião da Lion Air que caiu na Indonésia “não tinha condições de vôo” na penúltima viagem, diz investigação

Avião da Lion Air que caiu na Indonésia “não tinha condições de vôo” na penúltima viagem, diz investigação

Num relatório preliminar, o Comitê de Segurança nos Transportes da Indonésia (KNKT) concentrou-se nas práticas de manutenção e no treinamento de pilotos da empresa aérea e em um sistema anti-pane da Boeing, mas não informou a causa do acidente de 29 de Outubro, que matou todas as 189 pessoas a bordo. Nurcahyo Utomo, investigador do KNKT, disse que a agência não determinou se o sistema anti- pane, que não é explicado aos pilotos em manuais, foi um factor que contribuiu para a queda.

“Ainda não sabemos se ele contribuiu ou não”, disse em resposta a uma pergunta. “É cedo demais para concluir”. O relatório revelou novos detalhes dos esforços dos pilotos para estabilizar o avião 737 MAX enquanto relatavam um “problema no controlo de vôo”, incluindo as últimas palavras do capitão a uma torre de controlo de tráfego aéreo, pedindo liberdade para subir a 5 mil pés. O contacto com o avião foi perdido 13 minutos depois da sua descolagem da capital Jacarta rumo à cidade mineradora de Pangkal Pinang, no norte do país. Informações recuperadas do gravador de dados de vôo mostraram que o vibrador de manche estava a causando vibrações nos controlos do capitão para alertar para uma pane durante a maior parte do vôo.

O capitão estava nos controlos para elevar o nariz do avião, mas um sistema anti-pane automático estava a empurrá-lo para baixo. “Ela distrai e irrita muito”, disse Peter Lemme, ex-engenheiro de controlo de vôo da Boeing, a respeito da activação do vibrador de manche. “Não é algo que você, como piloto, quer que aconteça”. Pilotos que usaram o mesmo avião um dia antes relataram um problema semelhante quando iam de Denpasar, em Bali, a Jacarta, mas usaram comandos para desligar o sistema e recorreram a controlos manuais para voar e estabilizar a aeronave, disse o KNKT.

“O vôo de Denpasar a Jacarta teve uma activação do vibrador de manche durante a rotação da descolagem e ele continuou activo durante o vôo”, disse o comité. “Esta condição é considerada imprópria para o vôo e a viagem deveria ter sido interrompida”. A Boeing disse que o procedimentos para evitar que o sistema anti-pane seja activado por acidente já estavam a funcionar, disse também que os pilotos da penúltima viagem usaram a manobra, mas ressaltaram que o relatório não disse se os pilotos do vôo fatal o fizeram.