Num relatório preliminar, o Comitê de Segurança nos Transportes da Indonésia (KNKT) concentrou-se nas práticas de manutenção e no treinamento de pilotos da empresa aérea e em um sistema anti-pane da Boeing, mas não informou a causa do acidente de 29 de Outubro, que matou todas as 189 pessoas a bordo. Nurcahyo Utomo, investigador do KNKT, disse que a agência não determinou se o sistema anti- pane, que não é explicado aos pilotos em manuais, foi um factor que contribuiu para a queda.
“Ainda não sabemos se ele contribuiu ou não”, disse em resposta a uma pergunta. “É cedo demais para concluir”. O relatório revelou novos detalhes dos esforços dos pilotos para estabilizar o avião 737 MAX enquanto relatavam um “problema no controlo de vôo”, incluindo as últimas palavras do capitão a uma torre de controlo de tráfego aéreo, pedindo liberdade para subir a 5 mil pés. O contacto com o avião foi perdido 13 minutos depois da sua descolagem da capital Jacarta rumo à cidade mineradora de Pangkal Pinang, no norte do país. Informações recuperadas do gravador de dados de vôo mostraram que o vibrador de manche estava a causando vibrações nos controlos do capitão para alertar para uma pane durante a maior parte do vôo.
O capitão estava nos controlos para elevar o nariz do avião, mas um sistema anti-pane automático estava a empurrá-lo para baixo. “Ela distrai e irrita muito”, disse Peter Lemme, ex-engenheiro de controlo de vôo da Boeing, a respeito da activação do vibrador de manche. “Não é algo que você, como piloto, quer que aconteça”. Pilotos que usaram o mesmo avião um dia antes relataram um problema semelhante quando iam de Denpasar, em Bali, a Jacarta, mas usaram comandos para desligar o sistema e recorreram a controlos manuais para voar e estabilizar a aeronave, disse o KNKT.
“O vôo de Denpasar a Jacarta teve uma activação do vibrador de manche durante a rotação da descolagem e ele continuou activo durante o vôo”, disse o comité. “Esta condição é considerada imprópria para o vôo e a viagem deveria ter sido interrompida”. A Boeing disse que o procedimentos para evitar que o sistema anti-pane seja activado por acidente já estavam a funcionar, disse também que os pilotos da penúltima viagem usaram a manobra, mas ressaltaram que o relatório não disse se os pilotos do vôo fatal o fizeram.