-Jorge Bom Jesus novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

Bom Jesus, actual presidente do MLSTP/PSD, foi nomeado primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe no quadro da formação do novo Governo constitucional saído das últimas eleições gerais no arquipélago.

A nomeação de Jorge Bom Jesus consta num Decreto Presidencial publicado esta Quinta-feira, para entrar imediatamente em vigor, e Jorge Bom Jesus toma posse amanhã, Sábado. O Decreto assinado pelo Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, destaca que foram ouvidos os partidos com assento parlamentar e tendo em conta a actual correlação de forças na Assembleia Nacional.

Segundo observadores, inicia-se deste modo a nova era política em São Tomé e Príncipe. De 56 anos de idade, Jorge Bom Jesus é formado em Literatura Moderna em França, casado e pai de cinco filhos. Na sua trajetória política, tem vários anos de experiência e foi ministro da Educação, de 2012 a 2013, depois de ocupar o cargo de director da Biblioteca Nacional por vários anos.

De militante de base, chegou à direcção do partido MLSTP/PSD (Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata), em 2010, na qualidade de vice-presidente durante a liderança de Aurélio Martins. Sete anos depois assumiu a presidência do partido, na sequência de divisões internas e denúncias de corrupção. Primeiro-ministro do XVII Governo constitucional, Jorge Bom Jesus sai do MLSTP/PSD com o apoio da coligação PCD MDFMUDD, e prepara-se para governar o país nos próximos quatro anos, onde tudo neste momento parece ser prioritário.