Angola participa na investidura do Presidente mexicano

Angola participa na investidura do Presidente mexicano

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, representou no Sábado último, na cidade do México, o Presidente da República, João Lourenço, na cerimónia de investidura do novo Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, Andrés Manuel López Obrador. Eleito presidente do México em Julho último, com 53% dos votos, Andrés Manuel López Obrador, 65 anos, sucede a Enrique Peña Nieto.

As relações entre Angola e o México datam de Janeiro de 1976, altura em que aquele país da América do Norte reconheceu a Nação angolana como sujeito internacional de pleno direito e território soberano e independente.

O Governo angolano abriu a sua primeira embaixada nos Estados Unidos Mexicanos em 1997, enquanto a parte mexicana abriria a sua representação diplomática em Luanda apenas em 2008.

Apesar de o México ter sido o sexto país a reconhecer a independência de Angola, em 1976, e de manterem relações diplomáticas a nível de embaixadores, os dois Estados têm ainda um longo caminho a percorrer no domínio da cooperação bilateral.

Em Outubro de 2014, Angola e México assinaram um acordo geral de cooperação, que abrange os domínios da saúde, desenvolvimento social, novas tecnologias de informação e comunicação, turismo, entre outros.