Primeira ministra da Noruega em angola para reforço da cooperação

Primeira ministra da Noruega em angola para reforço da cooperação

segundo um comunicado de imprensa da Casa Civil do Presidente da República distribuído ontem e entregue a O PAÍS no mesmo dia, por volta das 12 horas, Erna Solberg será recebida no Palácio da Cidade Alta pelo Presidente João Lourenço, depois de prestar homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, no seu Memorial erguido em Luanda.

O Chefe de Estado angolano oferecerá um almoço à Chefe do Governo do Reino da Noruega, antes de deixar o Palácio para actividades no Centro de Apoio à Pesca Artesanal, à Ilha de Luanda, nomeadamente um encontro com a comunidade piscatória e um festival de gastronomia e cultura dos dois países.

Horas depois, a primeira-ministra da Noruega participará no Fórum de Negócios Angola-Noruega virado para o conhecimento do potencial de cooperação empresarial entre os dois mercados, evento em que a visitante europeia vai proferir um discurso. Está igualmente agendada uma visita da Chefe do Governo norueguês à sede da missão diplomática do seu país em Angola, local em que se reunirá, em mesa redonda, com estudantes, académicos e elementos da sociedade civil.

O programa oficial terminará com uma recepção oferecida pela primeira-ministra norueguesa ao corpo diplomático e representantes de organizações internacionais, com o tema “Uso Sustentável dos Oceanos” e a Candidatura da Noruega.

O Reino da Noruega, com efeito, lançou a iniciativa “Economia Oceânica Sustentável” destinada a aumentar a consciencialização internacional sobre o facto de que o uso sustentável dos oceanos e a manutenção de um bom estado ambiental podem levar a uma significativa criação de valor e capacitação para atender a algumas das mais vitais necessidades do mundo no futuro. A visita da governante norueguesa visará confirmar Angola como um importante parceiro económico e político para a Noruega em África, o compromisso da Noruega com os negócios em Angola bem como abordar possibilidades de aumento dos investimentos e das trocas comerciais entre os dois países. Durante a visita, a primeira-ministra irá igualmente manifestar o seu apoio ao governo angolano para o processo de reforma em curso no país, incluindo a luta contra a corrupção, que seguramente conduzirá à melhor governação, maior qualidade de vida para a população e melhores condições para o investimento privado. A visita servirá ainda para reforçar a parceria política em questões bilaterais, regionais e globais e promover a visão norueguesa na ordem internacional, incluindo os objectivos do desenvolvimento sustentável.

A governante norueguesa vai ainda encontrar-se com a sociedade civil, e ter discussões com parceiros angolanos e internacionais sobre questões relacionadas com o uso sustentável do mar, e os objectivos do desenvolvimento sustentável. Angola e a Noruega têm sido parceiros importantes nos mais diversos domínios. Angola é a terceira maior economia da África subsariana e tem significativa influência política e económica no continente.

O envolvimento da Noruega em Angola remonta aos anos 70 e à luta contra o regime colonial, tendo sido a Noruega um dos primeiros países europeus a reconhecer a independência de Angola. Actualmente, Angola é o maior parceiro económico da Noruega em África e várias empresas norueguesas operam no sector petrolífero em Angola. Para além do petróleo, os dois países possuem também acordos de cooperação nas áreas das pescas, das energias renováveis e dos direitos humanos.