Trump espera reunir-se com líder da Coreia do Norte “em Janeiro ou Fevereiro”

Trump espera reunir-se com líder da Coreia do Norte “em Janeiro ou Fevereiro”

O presidente dos Estados Unidos afirmou, no Sábado, que espera voltar a reunir-se com o líder da Coreia do Norte “em Janeiro ou Fevereiro” e garantiu estarem em discussão “três locais” para esta segunda cimeira.

“Creio que vamos ter um [encontro] muito em breve, em Janeiro ou Fevereiro”, disse Donald Trump aos jornalistas a bordo do avião Air Force One, na viagem de regresso de Buenos Aires, onde participou na cimeira do G20, para Washington.

“Falámos sobre três locais, mas ainda não decidimos nada”, acrescentou o presidente norte-americano, confirmando estar disposto a receber Kim Jong-un nos Estados Unidos “em algum momento”. Em Setembro, Trump disse que queria programar uma segunda cimeira com Kim, mas o impasse nas negociações adiou a reunião, que daria continuidade ao histórico encontro de Singapura, em Junho passado.

Em Singapura, os dois líderes concordaram em “trabalhar para a completa desnuclearização da península” coreana, mas até agora os progressos têm sido apenas simbólicos, devido à ausência de um roteiro para o desarmamento.