PR convidado a visitar o Reino da Noruega

O convite foi feito ontem, em Luanda, durante uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial da Cidada Alta, a Erna Solberg

A primeira-ministra do Reino da Noruega, Erna Solberg efectuou, ontem, uma visita oficial à República de Angola, a convite do Presidente da República, João Lourenço. Na ocasião, os dois Líderes mantiveram um encontro que se centrou no fortalecimento das relações bilaterais, bem como em questões internacionais de interesse comum e que foi marcado por uma forte convergência de pontos de vista sobre os assuntos discutidos. As partes reconheceram o progresso nas relações bilaterais e comprometeram-se a reforçá-lo ainda mais com base em princípios e valores comuns de democracia, liberdade, estado de direito, respeito pelos Direitos Humanos e integridade territorial dos Estados.

Neste sentido, expressaram a sua satisfação com os resultados da última Reunião sobre Consultas Públicas a nível de Ministros, realizada em Oslo, a 8 de Junho de 2018. O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, louvou o espírito de cooperação e de solidariedade do Governo do Reino da Noruega como um modelo para outros países que desejam acompanhar Angola no seu desenvolvimento económico e social. As partes passaram em revista a cooperação bilateral e consideraram importante a sua diversificação, uma vez que ainda permanece muito focalizada no sector do petróleo e gás.

A primeira ministra do Reino da Noruega, Erna Solberg, congratulou- se com os esforços desenvolvidos pelo Governo angolano tendentes a proporcionar um ambiente empresarial mais atractivo em Angola, susceptível de facilitar a mobilização de empresas estrangeiras e a promoção do investimento internacional, para o qual a protecção adequada dos investimentos, o combate contra a corrupção e a segurança jurídica são fundamentais. Neste contexto, agradeceu o facto de o seu país ter sido escolhido para beneficiar da isenção de vistos de entrada em Angola. As partes decidiram encorajar o estabelecimento de contactos mais intensos entre as estruturas governamentais e privadas dos dois países, tendo assinalado com satisfação a realização do Fórum Económico Angola-Noruega que decorreu por ocasião da presente visita oficial.

Erna Solberg louvou as iniciativas diplomáticas de Angola para manter a paz e a estabilidade regionais e promover a interacção e desenvolvimento económico do continente africano. As partes manifestaram igualmente o seu engajamento em contribuir para a paz e a segurança internacionais, a promoção do livre comércio e a sustentabilidade ambiental. Neste sentido, o Presidente angolano louvou a iniciativa “Economia Oceânica Sustentável”, lançada pelo Reino da Noruega, para aumentar a consciencialização internacional sobre o facto de que o uso sustentável dos oceanos e a manutenção de um bom estado ambiental podem levar à uma significativa criação de valor e capacitação para atender algumas das mais vitais necessidades do mundo no futuro. No final da sua visita oficial à República de Angola, Erna Solberg expressou os seus agradecimentos ao Presidente Angolano, João Lourenço, ao Governo e ao povo angolano pela recepção calorosa e generosa hospitalidade reservada a si e à sua delegação. A ministra norueguesa convidou o Presidente João Lourenço a efectuar uma visita oficial ao Reino da Noruega, o que foi aceite com agrado e a data será