Programa visa formar 400 empreendedores até 2020

Pelo menos 400 angolanos com ideias empreendedoras serão formados até 2020 em matérias de empreendedorismo, uma iniciativa que visa fortalecer e desenvolver as competências do empresariado nacional, disse ontem o coordenador nacional do Train for Trade, Adelino Muxito

Adelino Muxito explicou que o workshop sobre empreendedorismo é uma iniciativa do Ministério do Comércio, com apoio da União Europeia (EU), que tem como objectivo a formação de 400 jovens até 2020. O projecto teve início em Julho do ano corrente e já formou 100 empreendedores. No final deste ciclo formativo, os promotores pretendem formar equipas capacitadas em análise de riscos dos projectos empresariais para fazer um diagnóstico às iniciativas de investimentos, assim como nas já consolidadas, para evitar o fracasso dos investimentos nacionais.

O facilitador internacional do programa Empretec, Roberto Gandara, afirmou que desde a primeira formação são desenvolvidas competências empreendedoras para os participantes, desde a identificação de objectivos, avaliação de riscos, qualidade da eficiência de negócio, criação de rede de contacto, entre matérias que fazem parte do plano curricular.

Em relação à sustentabilidade das iniciativas empreendedoras, o presidente da Liga de Empresários e Executivos de Angola (Prestígio), Irondino Garcia, apontou a conjuntura económica e o mercado e as estratégias empresariais como sendo os principais factores determinantes. Afirmou que as medidas adoptadas pelo Executivo, visando a melhoria do ambiente de negócio do país, vão permitir o crescimento da economia nacional.