Presidente do Gabão aparece em vídeo após longa ausência médica

O Presidente do Gabão, Ali Bongo, fez a sua primeira aparição na Segunda-feira desde que ficou doente, há quase seis semanas, num vídeo compartilhado pela Presidência

Bongo sofreu um derrame numa conferência na Arábia Saudita a 24 de Outubro, disseram fontes à Reuters. A Presidência inicialmente disse que ele estava a lutar com fadiga severa e mais tarde disse que tinha algum “sangramento” que exigia atenção médica. A esposa de Bongo disse na semana passada que ele estava de viagem para o Reino de Marrocos para continuar a recuperação.

Ninguém, no entanto, compartilhou detalhes específicos sobre a condição de Bongo. Com a sua condição exacta e paradeiro desconhecidos, surgiram rumores infundados de que ele estava incapacitado ou morto. O principal tribunal do Gabão decidiu no mês passado que o vice- presidente presidirá o gabinete na ausência do Bongo. No curto video-clipe compartilhado com os jornalistas, Bongo aparece sentado num manto azul e branco ao lado do seu velho amigo, o rei marroquino Mohammed VI.

Os dois homens são vistos conversando brevemente, embora o vídeo não tenha som. Num ponto, Bongo, que está sentado num ângulo recto em relação à câmera, o lado direito do rosto obscurecido, toma um gole do que parece ser um copo de leite. A família Bongo governa o país produtor de petróleo da África Ocidental por quase meio século. Bongo é Presidente desde que sucedeu o seu pai, Omar, que morreu em 2009. A sua reeleição em 2016 foi marcada por protestos violentos com alegações de fraude.