Lista dos dez melhores filmes de 2018 exclui realizadoras

Lista dos dez melhores filmes de 2018 exclui realizadoras

No American Film Institute (AFI) não há vencedores, apenas seleccionados. São os 10 melhores e ao longo dos últimos anos as escolhas do instituto correspondem às nomeações dos Óscares. Trata-se das escolhas de uma mistura de profissionais do cinema americano, académicos e críticos. Não deixa de ser curiosa a ausência de cineastas femininas na lista, embora esteja a ser aplaudida a inclusão de cineastas afro-americanos, como Barry Jenkins em “If Beale Street Could Talk”, Spike Lee em “BlaKkKsman” e Ryan Coogler em “Black Panther”, o primeiro filme de superheróis com toda esta aclamação de prestígio.

Este ano foi atribuído o Prémio Especial, neste caso a Roma, de Alfonso Cuarón. Por ser em língua estrangeira, esta saga familiar a preto & branco ficou de fora dos critérios para a lista dos melhores. Favoritos como “Green Book -Um Guia para a Vida”, de Peter Farrelly e “Um Coração na Escuridão”, de Paul Schrader, estão obviamente referenciados, mas há quem comente as ausências de filmes como “Vice”, de Adam McKay, “Viúvas”, de Steve Mc- Queen e “O Primeiro Homem na Lua”, de Damian Chazelle, que está a ser penalizado pelos resultados de bilheteira algo tépidos. Nesta corrida aos prémios de cinema de 2018/2019 há ainda o caso de “Correio de Droga”, de Clint Eastwood, posto pela Warner a estreiar nesta janela limite, mas que ainda não está a pegar. Julga-se que um dos motivos desta omissão prende-se com o facto de o filme ainda não ter sido visto por muitos dos votantes.

Talvez se confirme nas nomeações dos Golden Globes o que poderá acontecer a esse thriller moral do veterano. Mas a surpresa parece estar a ser nesta altura “Eight Grade”, do actor Bo Burnham, pequeno filme “indie” que inicialmente não estava no radar das aclamações. A lista tem também a ousadia de ser verdadeiramente eclética: “Um Lugar Silencioso”, filme de terror de John Krasinski, está igualmente eleito! Fez-se justiça a um dos grandes filmes do ano. E são estes os dez melhores segundo o AFI: Black Panther; Green Book – Um Guia para a Vida; O Regresso de Mary Poppins; Um Lugar Silencioso; BlaKkKsman; Eight Grade; Assim Nasce uma Estrela; No Coração da Escuridão; A Favorita, e If Beale Street Could Talk.