1º de Agosto reforça liderança no Buraco

1º de Agosto reforça liderança no Buraco

Texto de:  Kiameso Pedro

Mesmo com o afastamento de forma prematura na 23ª edição da Liga dos Clubes Campeões da CAF, por conta da resiliência do AS Otôho do Congo Brazzaville, o 1º de Agosto vem mostrando que está apostado em revalidar o título da maior montra futebolística do país, conquistado na edição passada. O jogo foi bastante disputado.

À partida, esperava-se domínio total dos tri-campeões nacionais. Mas a realidade dentro das quatro linhas foi diferente. Desde os minutos iniciais da partida, os “estudantes” foram os que mais chegaram a baliza à guarda de Tony Cabaça.

Na condição de visitados, os “lobitangas” entraram para o desafio de forma destemida, mas ditou a qualidade dos “rubro e negros”, que souberam controlar as rédeas da contenda. Esta ronda abriu no Sábado, pelo que contou para a conclusão da quinta jornada do Campeonato Nacional de futebol da 1ª Divisão.

Graças ao golo do congolês, Mongo, aos 65 minutos de jogo, o 1º de Agosto foi feliz em Benguela, ao vencer a Académica do Lobito (1-0). Na segunda parte, a Académica do Lobito privilegiou o anti-jogo, além de revelar um certo desacerto na circulação da bola, situação aproveitada pelo clube “agostino” que apenas fez o que lhe competia: Gerindo o resultado, por força do desgaste físico.

Depois de sofrer o único da partida, os “lobitangas” foram em busca da igualdade, mas os militares do Rio Seco, com uma parelha defensiva constituída por Bobó e Danny Massunguna, nunca deram espaço para os avançados, às ordens de Paulino Júnior. Com este resultado, o 1º de Agosto reassume a liderança, agora, com 13 pontos.

A Académica do Lobito, por sua vez, desce deste modo para a oitava posição, com cinco pontos. Na outra partida, disputada, no Estádio 4 de Janeiro, as equipas do Santa Rita de Cássia e do Kabuscorp do Palanca não passaram de um empate (1-1). Ebunga foi o marcador de serviço dos “palanquinos”, ao cabo dos 30 minutos, ao passo que Lelé apontou o golo da igualdade, à passagem dos 80.

Outros resultados: Interclube – Atlético Sport Aviação (ASA) (1-0), Cuando Cubango FC – Desportivo da Huíla (0-0), Progresso Sambizanga – Bravos do Maquis (1-1), Sporting de Cabinda – Saurimo FC (1-1), Recreativo do Libolo – Sagrada Esperança (1-1).