Agricultores da Calenga com boas perspectivas de colheita

Agricultores da Calenga com boas perspectivas de colheita

Oitenta mil toneladas de produtos agrícolas diversos deverão ser colhidos no final da campanha 2018/2019 pelos agricultores da comuna da Calenga, no município da Caála, província do Huambo, mais 30 mil que na campanha agrícola anterior.

O chefe da secção de organização, serviços comunitários e fiscalização da comuna, Daniel Saiengue, justificou o seu optimismo pelo facto de ter sido aumentada a área de cultivo de 12 para 15 mil. Informou estarem engajadas na presente campanha agrícola 10 mil famílias, mais duas mil que na anterior, apontando os cereais, tubérculos, hortícolas e leguminosas como as principais produções agrícolas nesta comuna.

Disse que, no âmbito do projecto Bom Jesus/Calenga, foram distribuídos seis tractores com as respectivas alfaias agrícolas, corrigidos 150 hectares com calcário, além de ter sido facilitada a aquisição de sementes, fertilizantes e instrumentos de cultivo, vendidos a preços subvencionados pelo Governo. Nesta comuna, segundo o responsável, as famílias camponesas estão filiadas em 48 associações e 53 cooperativas, o que facilita a intervenção das escolas de campo criadas pela Estação de Desenvolvimento Agrário, para assistência técnica às mesmas.