Mais de 1000 jovens formados no Centro Comunitário da Fubu

Mil e 160 jovens foram formados ao longo do ano de 2018, em diferentes cursos, no Centro Comunitário da Juventude do bairro da Fubu, município de Talatona, em Luanda, revelou ontem, a OPAÍS, Marcelina Paula Garcia, directora interina

A quantidade de indivíduos que acorrem ao Centro Comunitário da Juventude do bairro da Fubu, município de Talatona, em Luanda, aumentou substancialmente este ano e, contrariamente ao que acontecia nos anos anteriores, a sua direcção não se viu obrigada a encerrar algum curso por falta de candidatos. Entre os 15 cursos ministrados nessa instituição pública, o mais procurado foi o curso de Pedagogia, o que demonstra um certo interesse por parte dos candidatos à docência, e o que teve menos aderido foi o de atendimento ao cliente.

“Quanto à adesão aos cursos, não tivemos necessidade de encerrar nenhum curso por falta de candidatos, como tem acontecido nos anos passados”, frisou Marcelina Garcia, que considera este ano como tendo sido melhor do que o ano passado, em todos os níveis. Os 12 ciclos normais funcionaram sem sobressaltos, apesar de nos meses de Maio, Junho e Julho terem registado uma baixa de alunos, situação que foi ultrapassada nos meses de Setembro, Outubro e Novembro. A procura aumentou no período em que o Ministério da Educação anunciou a realização do concurso público de admissão de funcionários. Além de instituição formadora, segundo Marcelina Garcia, o centro transformou-se também numa fonte de recrutamento de quadros por parte de proprietários de creches e pastelarias.

Sobre dificuldades que registaram ao longo do ano, disse que o centro é auto-sustentável, por esse facto, para além dos cursos que administram, também têm arrendado o espaço para diferentes tipos de eventos. As verbas que angariam servem para colmatar as necessidades que registam, tais como a manutenção da infra-estruturas, pagamento dos ordenados dos colaboradores que prestam serviço ao centro e não fazem parte do quadro de trabalhadores. Neste centro são leccionados os cursos de pastelaria, culinária, cabeleiro, vigilante, educadora de infância e escolar, caligrafia, pedagogia, secretariado executivo e ética profissional, contabilidade geral, gestão de recursos humanos e marketing, electricidade básica, atendimento ao cliente e promoção de venda, informática e de inglês.

error: Content is protected !!