Cidades mais inteligentes para uma vida melhor

Cidades mais inteligentes para uma vida melhor

O dia 31 de outubro é comemorado como Jornada Mundial das cidades. É uma oportunidade para sensibilizar para as tendências e conseqüências do aumento da urbanização e os desafios e oportunidades que a urbanização traz para o desenvolvimento sustentável. É também uma oportunidade para promover as melhores práticas, novas ideias e parcerias entre cidades e diferentes partes interessadas.

De acordo com um relatório divulgado pela ONU em maio, hoje 55% da população mundial vive em áreas urbanas, uma proporção que se espera que aumente para 68% por 2050, com 90% desse aumento ocorrendo na Ásia e na África. Um relatório anterior da organização também projetou que a África e a Ásia, em conjunto, respondem por 86 por cento do crescimento na população urbana do mundo durante as próximas 4 décadas.

À medida que a população humana se desloca gradualmente de áreas rurais para urbanas, esse aumento inédito já coloca novos desafios em termos de emprego, moradia e transporte. As cidades estão encontrando-o cada vez mais complexo para controlar eficazmente a cidade e prestar bons serviços aos cidadãos ao mesmo tempo.

Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), o conceito de “cidade inteligente” está emergindo como um fenômeno crítico no desenvolvimento urbano. Utilizando várias TIC ou soluções inovadoras, a Smart City integra os sistemas e serviços constituintes da cidade para melhorar a eficiência da alocação e utilização de recursos, otimizar a gestão urbana e serviços, e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

As cidades inteligentes podem ser comparadas a um organismo vivo com um “sistema nervoso” (a rede e os sensores), conectando seu “cérebro” (o centro de controle) com “Membros e órgãos” (departamentos e instituições), melhorando a gestão e os serviços da cidade. Neste processo, as soluções de TIC podem desempenhar um papel crítico na ligação dos mundos digital e físico através da administração da cidade, serviços públicos e indústrias. Usando novas TIC, incluindo computação em nuvem, Big data, Internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (AI), essas soluções impulsionam a coordenação unificada, a colaboração entre setores e a análise inteligente para uma gestão eficaz dos serviços da cidade.

Em algumas partes de África, devido à baixa fertilidade de solos africanos, antes de plantar grãos, feijões ou cassavas, os povos precisam geralmente de fertilizar o solo. Da mesma forma, se quisermos ver mais aplicações que tornam as cidades mais inteligentes, precisamos estabelecer a base para que eles “cresçam”. A Huawei acredita que a conectividade trazida pela infraestrutura de TIC, incluindo redes móveis e fibra, é o “solo”, que fornece o terreno fértil para importantes “colheitas” de valor acrescentado, que neste caso são aplicações e serviços, incluindo a segurança pública, E-governo, e-educação, e-saúde, e-agricultura e assim por diante. Temos de continuar a melhorar a infra-estrutura das TIC para que os serviços e aplicações TIC possam estar mais disponíveis, acessíveis e acessíveis a todos os cidadãos comuns, e que estas aplicações possam permitir a melhoria dos meios de subsistência, a facilidade de fazer negócios e aumentar a produtividade.

Como podemos tornar as cidades mais inteligentes para melhor atender às necessidades de suas populações urbanas em crescimento para habitação, transporte, sistemas de energia e outras infra-estruturas, bem como para o emprego e serviços básicos, como educação e cuidados de saúde? Primeiro, a construção de cidades inteligentes é um sistema gigante que interage entre sistemas e é um “sistema de sistemas”. Ele requer coordenação entre departamentos através da estratégia geral e design, incluindo a definição de metas, prioridades e caminhos de implementação. Isso é essencial em vez de opcional para garantir que o sistema é projetado de maneiras que são user-friendly, com tecnologias apropriadas, e pode ser mantida, integrada com outros sistemas e atualizado ao longo do tempo para ser sustentável. Em segundo lugar, tendo uma abordagem em duas etapas começando com a segurança pública e, em seguida, movendo-se para outros aspectos da cidade inteligente.

De acordo com a hierarquia de necessidades de Maslow, a segurança e a segurança, juntamente com alimentos e água, são necessidades básicas para todos os seres humanos. Para um país e suas pilhas, “cidades”, há também Maslow-como a hierarquia de necessidades digitais. Garantir a segurança é um requisito básico para um país ou uma cidade. Ele estabelece uma base sólida para uma nação competitiva e uma cidade dinâmica.

Construindo cidades sustentáveis e resilientes, o tema para o dia mundial das cidades 2018, é um apelo à ação para todos nós repensar como as cidades podem se tornar melhores lugares para proteger e melhorar a vida das pessoas, não deixando ninguém para trás. Ao tornar as citações mais seguras e mais inteligentes, as TIC  aumentam a atractividade das cidades. um relatório lançado recentemente pela UN Habitat.

(«O estado das cidades africanas 2018: a geografia do investimento Africano») indica que as TIC e os investimentos em cidades africanas correlacionam-se uns com os outros de perto. O relatório salienta que a melhoria das infra-estruturas TIC é crucial para atrair o IDE, enquanto a própria indústria das TIC é também um sector crucial para o IDE, uma vez que oferece as mais elevadas taxas de crescimento e o maior número de empregos directos, juntamente com a produção, e que a dois estão intimamente ligados.

UMA lição do desenvolvimento de China, um país que jejua para a frente 40 anos e se transformou a segunda economia a maior do mundo de um dos mais pobres, é que os problemas podem ser resolvidos no processo de desenvolvimento. Com a ajuda de tecnologias e inovações, podemos resolver problemas comuns enfrentados por cidades como congestionamento de tráfego, alto desemprego, criminalidade e degradação ambiental, tornando as cidades mais seguras e mais inteligentes.