Estrasburgo reabre o mercado de Natal após o atacante ser morto

Estrasburgo reabre o mercado de Natal após o atacante ser morto

Estrasburgo reabriu o seu mercado tradicional de Natal sob forte segurança nesta Sexta-feira, na manhã depois de a Polícia francesa matar a tiro um atirador suspeito de matar três pessoas no centro da cidade histórica. Cherif Chekatt, 29 anos, foi morto no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, depois de disparar contra a Polícia, encerrando uma perseguição de dois dias que envolveu mais de 700 membros das forças de segurança. O ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo, um alvo cheio de simbolismo religioso, evocou as dificuldades da França em integrar a maior minoria muçulmana da Europa Ocidental e lidar com militantes locais inspirados pelo Estado Islâmico.

“Está a reabrir na hora certa”, disse Bernard Kuntz, que preparava as suas roupas e importadas da Índia antes da chegada esperada do ministro do Interior de França, Christophe Castaner, que deveria falar. “Nós estávamos a ficar preocupados. Algumas das pessoas fizeram empréstimos para estar aqui e já perdemos dois dias. ” O prefeito de Estrasburgo, Roland Ries, descreveu o ataque como indiscutivelmente um acto de terrorismo, expressou alívio pelo facto de Chekatt ter sido morto e disse que todos em Estrasburgo, na fronteira do Leste do rio Reno com a Alemanha, sentiam o mesmo. As tropas francesas, que foram usadas para reforçar a segurança nacional desde que uma onda de ataques inspirados pelo Estado Islâmico começou na França em 2015, montaram guarda no mercado ao ar livre. “Acho que ajudará a voltar a uma vida que eu descreveria como normal”, disse Ries a repórteres após a notícia de que Chekatt havia sido morto. “Com a morte deste terrorista … os cidadãos, como eu, estão aliviados”.

1.800 TROPAS ADICIONAIS PATRULHAM MERCADO

O Estado Islâmico (IS) reivindicou Chekatt como um dos seus soldados, dizendo que ele “realizou a operação em resposta a pedidos de cidadãos de países da coligação”, combatendo o grupo militante. O IS não forneceu nenhuma evidência para a alegação e Castaner chamou de “oportunista”. “Nada indica que (Chekatt) fazia parte de uma rede. Não há nada que sugira que ele estava a ser protegido por tal coisa, mas a investigação ainda não terminou ”, disse Castaner à Europe 1. Ele descreveu Chekatt como um delinquente de longa data cujas crenças islâmicas foram radicalizadas durante períodos anteriores na prisão. A Polícia ainda estava a interrogar sete associados na Sexta- feira, incluindo os seus pais, para determinar se ele tinha cúmplices.

A França aumentou a sua ameaça à segurança ao seu nível mais alto depois que Chekatt atacou na noite de Terça-feira. O primeiro-ministro Edouard Philippe prometeu que mais 1.800 soldados seriam colocados em patrulhas com foco especial nos mercados de Natal. O mercado ao ar livre em Estrasburgo, centrado em torno de uma imponente Árvore de Natal na Place Kleber, atrai mais de 2 milhões de visitantes por ano. Mercados de Natal têm sido uma característica da cidade da Alsácia desde o início do século XV. Três pessoas morreram no ataque de Terça-feira nas proximidades do mercado de Natal e várias ficaram feridas, incluindo uma pessoa que luta pela sua vida, disse o procurador de Paris, Remy Heitz. O tiroteio de Estrasburgo foi o último de uma sucessão de ataques ligados à militância islâmica em França desde 2012. Desde Janeiro de 2015, mais de 240 pessoas foram mortas em ataques em solo francês, a maioria em 2015-16.