HCTA acolheu exposição comemorativa do Atelier Guilherme Mampuya

HCTA acolheu exposição comemorativa do Atelier Guilherme Mampuya

O Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), em Luanda, foi o local escolhido para comemorar, esta Quinta-feira, os 2 anos de existência do Atelier de pintura Guilherme Mampuya. Familiares, amigos, colegas e entidades convidadas, juntaram- se à festa que contou com a participação e animação dos poetas Cláudio Gomes, Ismael Farinha, Pedro Belgio, Gino Sacramento e Zola Ramos que, ao som do violão de Art Jazz, procuraram proporcionar ao mentor do projecto e ao público apreciador das artes plásticas momentos de alegria.

A festa prosseguiu com o desfile da Colecção “Mares e Aves”, que culminou com a assinatura do quadro da marca desta criação, contendo as obras, “Pássaros”, “Tartarugas”, “Formigas”, “Pavão” e “Polvo” ao som do DJ Cláudio. “Aves e Mares” é uma criação que transcreve a liberdade criativa que caracteriza o povo angolano, que mesmo enfrentando problemas de vária ordem continua firme e decidido a contribuir para o desenvolvimento da Nação. As obras expostas pertencem ao acervo do Banco de Fomento Angola (BFA), coleccionado a partir do Atelier Guilherme Mampuya. O Atelier inaugurado em 2016 já lançou para o mercado das artes plásticas sete novos talentos.

O artista

Guilherme Mampuya, natural da província do Uíge, formouse em Direito pela Universidade de Kinshasa, República Democrática do Congo. Em 2002 ingressou no Estágio de Pintura Básica no atelier de Avelino Kenga. Com o passar do tempo, aperfeiçoou a técnica do retrato no Curso de Pintura de Retratos no Atelier de Pintura Honesto Nkulu, em Luanda. Em 2005, tornou-se membro da União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP) e, desde então, expõe com frequência, individual e colectivamente. Entre estes trabalhos destacam- se duas participações para o EnsArte, a participação na Trienal de Artes de Luanda, várias exposições individuais em Luanda e em Bruxelas -na Galeria “Lumieres d’Afrique”. Em 2008, Mampuya venceu o Grande Prémio de Pintura EnsArte. Na sua trajectória, destaca-se também a sua participação na exposição colectiva dos “10 anos de comemoração do Museu Afro-Brasileiro, em São Paulo”, em 2014.