Instituto Nacional das Indústrias Culturais doa livros à Biblioteca de Cambambe

São no total 150 livros, entre infantis, académicos, científicos e técnicos, destinados a potenciar a biblioteca local, no quadro de uma parceria existente desde 2011 entre o Ministério da Cultura e o Governo do Cuanza Norte

Um lote de material bibliográfico, constituído por livros diversos, foi entregue à Administração de Cambambe, Cuanza-Norte, pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), no âmbito da realização da IX edição de feira do Dondo. São no total 150 livros, entre infantis, académicos, científicos e técnicos, destinados a potenciar a biblioteca local, no quadro de uma parceria existente desde 2011 entre o Ministério da Cultura e o Governo do Cuanza-Norte, que permitiu já a entrega de 650 livros até agora.

Na ocasião, o director-geral do INIC, Gabriel Cabuço, disse que o gesto visa dotar de capacidade bibliográfica, para atender a demanda estudantil, verificada hoje no país, muitas vezes confrontada com a escassez de material de consulta. “O nosso foco privilegia os livros infantis, por ser nesta fase que as crianças precisam deles, em busca da paixão pelo mundo da leitura”, lembrou.

O administrador de Cambambe, Adão António Malungo, que recepcionou o material, afirmou que a oferta responde a uma carência há muito identificada pelas autoridades locais, na única sala de leitura existente na localidade. “Com este apoio, augura-se criatividade das direcções de escolas, tanto no ensino primário, primeiro ciclo como nas outras, para que possam gizar acções de leitura conjunta naquela biblioteca”, esclareceu.

A biblioteca de Cambambe foi criada em 2016 e conta com 1. 500 livros de diferentes autores. Regista uma afluência mensal de cerca de 100 leitores, que investigam diversas obras. Na ocasião, o director-geral do INIC, Gabriel Cabuço, disse que o gesto visa dotar de capacidade bibliográfica para atender a demanda estudantil, verificada hoje no país, muitas vezes confrontada com a escassez de material de consulta.

error: Content is protected !!