Navio oceanográfico de investigação científica Baía Farta já em Angola

Navio oceanográfico de investigação científica Baía Farta já em Angola

embarcação foi construída na Roménia desde Outubro de 2016, nos estaleiros da empresa holandesa Damen e custou USD 75 milhões e 901 mil .

Baía Farta servirá não só à comunidade científica de Angola, como também à comunidade científica internacional, uma vez que Angola está localizada entre duas grandes correntes oceanográficas: a de Benguela e a da Guiné.

O acto de apresentação foi orientado pela directora nacional do instituto investigação Pesqueiro e Marinha do Ministério das Pesca e do Mar, Filomena Vaz Velho, que, na ocasião, informou que este é o primeiro navio oceânico que Angola adquiriu. No quadro dos três países que partilham a corrente fria de Benguela (Angola, África do Sul e Namíbia). Angola era o único que não possuia embarcação de investigação marinha.

Segundo Filomena Vaz Velho, as actividades de investigação pesqueira eram realizadas através de dois navios, um norueguês e outro da FAO, que efectuavam os cruzeiros de investigação,  mas em função da disponibilidade do navio, pois só era possível ter o mesmo duas vezes ao ano, o que deixava, muita das vezes, certas áreas sem beneficiar deste serviço, frisou.

“Com este navio teremos agora potencialidade de conhecer o lado desconhecido da costa marítima angolana, além de permitir uma gestão rigorosa dos recursos pesqueiros, bem como dos seus ecossistemas, tendo em conta as valências que o mesmo possui para se trabalhar nas diferentes áreas, com destaque para os locais onde cada espécie desova ”, disse.

De acordo com a responsável, o navio de investigação Baia Farta vai igualmente permitir o mapeamento das áreas visando a protecção das espécies, bem como as zonas de desova, o que é muito importante para o ciclo de vida das espécies marinhas.

Questionada para quando a entrada em funcionamento da embarcação em aguas territoriais angolanas, Filomena Vaz Velho informou que o navio se encontra no país já há uma semana e, tão logo esteja tratada toda a documentação, o mesmo começa a operar.

Sobre o Navio

O navio de investigação pesqueira mandado construir pelo Governo Angolano, Baía Farta, como é baptizado,   vai revolucionar a actividade do sector em vários domínios. Esta embarcação permite aferir o nível de poluição do nosso mar e oceano, com os plásticos e não só, e ajudará a encontrar soluções para minimizar esta poluição.

Equipado com a mais moderna tecnologia, este navio também permitirá aumentar o conhecimento sobre o mar nacional, bem como ajudar a estabelecer o reforço no âmbito da cooperação com investigadores de outros países e universidades nacionais, até mesmo desenvolver parcerias em projectos de investigação a nível regional, pois ele faz a diferença por ser da mais alta tecnologia.

Com uma faixa costeira de 1.650 quilómetros que percorre o país de Norte a Sul, Angola ganha um navio de investigação que vai também absorver quadros do ministério, técnicos médios e superiores em formação nesta altura em Angola e na Bulgária.

A designação Baía Farta realça um dos principais pólos da indústria pesqueira no país, localizado na província de Benguela.