Reconhecimento: Cesária Évora será homenageada hoje com Roda de Mornas

Reconhecimento: Cesária Évora será homenageada hoje com Roda de Mornas

A Associação Cesária Évora promove esta Segunda-feira, 17, em São Vicente, Cabo Verde, um espectáculo designado Roda de Mornas. O show visa assinalar o sétimo aniversário do falecimento da cantora, ocorrido a 17 de Dezembro de 2011. A iniciativa, segundo a vicepresidente da Associação Cesária Évora, Jacqueline Sena Silva, vem juntar à tradicional serenata que anualmente, pela mesma data homenageia Cize, a Diva dos Pés Descalços.

Para a tão esperada Roda de Mornas, estão já confi rmadas as presenças de Hernâny Almeida e a Banda Suporte, que acompanhará um leque de artistas, como Dudu Araújo, Zizi Vaz, Constanino Cardoso, Chico Serra e Nilza Chalino. Além dos artistas já referenciados, a organização está aberta a outras participações. O espectáculo conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de São Vicente, da Aliance Française do Mindelo e da empresa Faísca Luminotecnia.

A cantora Cesária Joana Évora, também conhecida por Diva dos Pés Descalços, nasceu na cidade do Mindelo a 27 de Agosto de 1941 e foi a cantora cabo-verdiana de maior reconhecimento internacional. Falecida a 17 de Dezembro de 2011, no Hospital Baptista de Sousa, Cize percorreu o mundo a divulgar o nome Cabo Verde e sua cultura através da música.

A cantora gravou o primeiro disco aos 47 anos, depois de mais de 20 a cantar pelos bares do Mindelo. Mas, foi em Lisboa que a vida de Cesária Évora mudou, graças a Bana, o também conhecido Rei da Morna, que a levou para Portugal e, sobretudo, a José da Silva, Djô, produtor e compositor cabo-verdiano radicado em França, que a conduziu para Paris e fez dela a estrela reconhecida mundialmente. “La Diva Aux Pieds Nus” foi o primeiro álbum, gravado em Paris, em 1988, e destinado ao sucesso entre a comunidade caboverdiana em França.

Com “Miss Perfumado” nasceu a lenda da Diva dos Pés Descalços, que logo cruzou toda a Europa, de Bruxelas a Lisboa, e se deu a conhecer ao Japão, ao Brasil (acompanhada em palco por Caetano Veloso) e a toda a África. Em 1995, o sucessor de “Miss Perfumado”, o álbum “Cesária” levou a nova Diva aos Estados Unidos, onde foi nomeada para o seu primeiro Grammy e, em Nova Iorque, actuou frente a Madonna, David Byrne, Brandford Marsalis e toda a cena social nova-iorquina.

Nesse mesmo ano, o compositor jugoslavo Goran Brejovic convidou Cesária para cantar “Ausência” na banda-sonora do fi lme “Underground”, de Emir Kusturica. Em 2004 conquistou um prémio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea e, em 2007, o presidente francês Jacques Chirac distinguiu-a com a medalha da Legião de Honra de França. Fonte: Inforpress